Prefeito Elmis avalia primeiros meses de 2009

04/05/2009

Primeiro prefeito reeleito da história de Tijucas, Elmis Mannrich assumiu a segunda gestão em janeiro deste ano com a expectativa de novas realizações. Iniciando o quinto mês do ano, Elmis avalia positivamente a administração, apesar das dificuldades impostas pela atual crise econômica que o mundo está enfrentando.

Segundo ele, além da queda do ICMS e do FPM, a enchente ocorrida no final do ano passado também contribuiu para a construção de um período difícil, principalmente na esfera pública.

Ele afirma: "o município conseguiu administrar as perdas e os estragos causados pela chuva, mas ainda estamos tomando uma série de providências com relação a isso. Na época foi possível resolver muitos problemas, de maneira emergencial, contando com a ajuda da comunidade. Agora, com apoio do Governo do Estado e também do Governo Federal estamos recebendo auxílio para realizar obras em áreas do município que foram bastante afetadas, em especial, a reconstrução de uma ponte no interior" - disse o Prefeito.

Além de obras de recuperação, o município também conseguiu viabilizar a construção de casas populares para pessoas que perderam suas moradias na época da enchente. "A partir da coordenação da COHAB de Santa Catarina, Tijucas foi contemplada com a construção de casas populares do Projeto Reação Habitação, do Instituto Ressoar e Rede Record, algo que será sempre lembrado por esta administração e também pela nossa comunidade." - afirmou Elmis.

No dia 13 de junho deste ano Tijucas completará 149 anos de emancipação político-administrativa. A data será comemorada durante uma semana com uma série de eventos. De acordo com o prefeito,"o aniversário do município é sempre uma festa aguardada e que valorizamos muito, por isso estamos preocupados em fazer um belo evento neste ano. Mais do que isso, já estamos programando o grande aniversário de 150 anos em 2010, uma data que merece comemoração especial" - disse.

Ainda neste ano também será inaugurada a reforma do Casarão Gallotti - residência tradicional, de grande valor histórico para o município e que está sendo restaurada neste momento.

Entre os projetos a serem implantados na casa está o Museu Histórico de Tijucas, que nesta semana obteve aprovação no Ministério da Cultura. Com recursos em torno de R$ 180 mil o município, único de Santa Catarina a ser contemplado com o projeto, vai implantar o museu histórico, dotando o local de condições apropriadas para uso público em diversas atividades artísticas e culturais.
"O Casarão Gallotti é um patrimônio histórico e cultural importantíssimo para Tijucas e até mesmo para o nosso estado por isso nos empenhamos ao máximo para que nossa comunidade fosse presenteada com essa obra". - concluiu Elmis.