Prefeito concede entrevista coletiva sobre danos na rede de água

25/10/2013

Veículos decomunicação locais e regionais estiveram presentes no Gabinete do PrefeitoValério Tomazi na manhã desta sexta-feira (25) para uma Coletiva de Imprensaorganizada pela Diretoria de Comunicação da Prefeitura.

Além doPrefeito, também participaram da entrevista o Diretor do Samae, Wilson Bernardode Souza e o Procurador Geral do Município, Sivonei Simas.

O objetivofoi relatar à imprensa sobre os danos ocorridos recentemente na rede de abastecimentode água do Município, os quais têm gerado inúmeros transtornos à comunidade e àprópria Administração Municipal.

Paraexplicar a situação o Prefeito falou sobre a demora na conclusão das obras dereconstrução da Ponte da Itinga, fato que colaborou para o início de uma sériede protestos, entre eles, a destruição de adutoras responsáveis peloabastecimento de água na cidade.

"Desde que aPonte foi interditada, procuramos atender a comunidade de forma imediata, detodas as maneiras possíveis, no entanto, diversos entraves têm ocasionado oatraso desta obra que mais uma vez esclarecemos: não é de nossaresponsabilidade, tanto a execução, como o gerenciamento de recursos nem como acontratação das empresas que a executam, afinal, é uma obra do Governo do Estado"- reforçou.

Ele ainda afirmou:"respeitamos a comunidade, compreendemos o transtorno ocasionado pela obra eprincipalmente, pela falta daquela ponte, mas não podemos de forma alguma aceitarque alguém prejudique toda a população causando danos a bens públicos comoforma de protesto" - disse.

O Prefeitotambém deixou claro que não se tem conhecimento do autor ou dos autores de taisações criminosas e que isso deve ser apurado pelo Ministério Público e pelaPolícia, que certamente será orientada a abrir investigação.

"Atitudescomo esta não são tomadas por cidadãos de bem e não combinam com o perfil dosmoradores de Tijucas, principalmente das localidades de Itinga, Nova Descobertae qualquer bairro de nossa cidade. Acreditamos sim, que sejam ações de pessoasque não têm consideração pela nossa cidade e querem prejudicar nossa população"- diz.

Ao dizerisso o Prefeito pediu à imprensa que colabore no sentido de incentivar aspessoas a fornecerem dados caso tenham alguma informação sobre possíveissuspeitos.

"Queremosque a justiça seja feita, que o responsável ou, os responsáveis por estes atossejam identificados e punidos. A população não pode pagar um preço tão alto por conta deatitudes irresponsáveis como esta" - disse o Prefeito.

Ainda durantea entrevista o Prefeito também falou sobre o andamento das obras na Ponte daItinga e informou que tem acompanhado diariamente o serviço realizado no local.

"Hoje mesmoa empresa recebeu fôrmas metálicas que serão utilizadas na estrutura da ponte.Algumas serão preenchidas no local e outras serão pré-moldadas e já estão sendoproduzidas por uma empresa especializada" - disse.

O Diretor doSamae, Wilson Bernardo de Souza também se pronunciou e falou sobre asdificuldades que sua equipe tem enfrentado para contornar esta situação.

"Somenteneste ano tivemos 12 adutoras danificadas e tudo isso envolve gastos tanto depessoal como de maquinário e equipamentos que precisam ser substituídos. Alémdisso, é lamentável ver nossos servidores, depois de um dia inteiro detrabalho, terem que se desdobrar durante a madrugada para recompor uma rede quedeveria estar funcionando perfeitamente" - disse.

O ProcuradorGeral do Município, Sivonei Simas relatou à imprensa os encaminhamentos feitosno âmbito jurídico com relação aos fatos ocorridos.

Segundo ele,foram registrados boletins de ocorrência em todos os episódios em que a redefoi danificada e além disso, foi encaminhada documentação ao Ministério Públicoe à Delegacia.

"Nestesdocumentos anexamos fotos que comprovam os estragos feitos de forma proposital narede e pedimos que o caso seja investigado já que de acordo com a legislaçãotais atos podem ser enquadrados como Dano Qualificado e Atentado contra Segurançado Serviço de utilidade pública".

Ele aindaafirmou que sem a identificação dos autores não será possível tomar novasprovidências para o caso e por isso, é fundamental a colaboração das pessoasrepassando informações que possam levar à identificação dos responsáveis. "Ainformação pode ser repassada via denúncia anônima, diretamente para a Polícia"- esclareceu.

Depois dasmanifestações os repórteres presentes puderam verificar fotos do Samae queretratam os danos ocasionados à rede e também fizeram perguntas às autoridadespresentes.

Ao final daentrevista o Prefeito renovou o agradecimento à imprensa.

"Agradecemosprofundamente a cada um de vocês que se fez presente aqui hoje e esperamos contarcom o apoio de todos para levar as informações de forma clara à população,ressaltando sempre o respeito que temos pelo cidadão de Tijucas." - finalizou oPrefeito.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)