Prefeito e Órgãos da Imprensa visitam obras da Ponte da Itinga

24/01/2013

O Prefeito Municipal de Tijucas, Valério Tomazi, recebeurepresentantes da imprensa local nesta quinta-feira (24) no canteiro de obrasda Ponte da Itinga.

O convite aos repórteres foi feito pela AdministraçãoMunicipal, através da Diretoria de Integração e Comunicação Social, e teve porobjetivo esclarecer dúvidas relacionadas à obra através de entrevista coletiva in loco com o Chefe do Poder Executivo.

Na ocasião o Prefeito repassou informações sobre o andamentoda obra e explicou os motivos para o atraso na primeira etapa do projeto deexecução.

"A empresa contratada já está trabalhando aqui no local desdesetembro do ano passado e tinha uma programação de pouco mais de 30 dias paraencerramento da primeira etapa da obra, no entanto, as equipes estãoenfrentando muita dificuldade no estaqueamento para construção dos pilares daponte. Isso porque o terreno havia sido removido na década de 90 e foi aterradoem seguida, com pedras, o que torna ainda mais difícil a perfuração, podendoocasionar rupturas e danos graves até mesmo aos equipamentos utilizados paraesta perfuração" - disse o Prefeito que é também, Engenheiro Civil.

Segundo ele, a profundidade é de aproximadamente 5 a 6metros, e a estrutura que está sendo feita precisa ser preenchida com concreto.Com isso, o prazo de execução precisou ser ampliado. Mesmo assim, a empresamantém o cronograma de entrega final da obra para abril deste ano.

"Estaremos sempre acompanhando e cobrando da empresa ocumprimento deste prazo para que possamos restabelecer o acesso normal àcomunidade de Itinga o quanto antes" - complementou.

Para amenizar a dificuldade de locomoção dos moradores oPrefeito providenciou a implantação de uma passarela em madeira. A novapassagem ainda está em fase de construção e vai receber corrimões e telas naslaterais para dar maior segurança aos usuários. Mesmo assim, a passarela jáestá sendo utilizada por pedestres, ciclistas e motociclistas.

"Nós sabemos da angústia da comunidade e reconhecemos acompreensão que todos estão tendo. É uma obra complexa, que está demorando maisdo que o previsto por conta das dificuldades que relatamos, no entanto, estamosfazendo tudo que é possível para diminuir o desconforto dos moradores. Por issodesde já agradecemos imensamente à colaboração e compreensão de todos" - disse oPrefeito.

Durante a entrevista coletiva também foi mencionada adificuldade de fixação da rede de abastecimento de água que passa pela lateralda ponte. De acordo com o Prefeito, com a construção da passarela será possívelgarantir maior segurança também a esta rede que durante as obras acabou sendousada por moradores como passagem.

"Além do risco à vida das pessoas que faziam este caminho,também colocávamos em cheque a estrutura da tubulação que poderia romper aqualquer momento. Agora ela se mantém na posição original, livre de impactos etendo a nova ponte a rede será fixada novamente em sua estrutura de concreto" -explicou.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)