Prefeito entrega novas obras à cidade

10/06/2013

Dando sequência à programação em comemoração aos 153 anos deTijucas, importantes eventos foram realizados no último final de semana.

Na sexta-feira, dia 7, o dia foi marcado por inaugurações.Primeiramente foi feita a entrega das obras de revitalização da Praça MonsenhorAugusto Zucco, que fica em frente à Igreja Matriz de Tijucas. Completamenterestaurada, a praça ganhou novas calçadas, bancos, fonte, além do plantio denovas árvores nativas, seguindo o padrão do Projeto Revitalize. Além doPrefeito Valério Tomazi e da Secretária de Obras, Eliane Tomaz, a cerimôniacontou com a presença de autoridades, entre elas, o Padre Elizandro Scarsi,Pároco da Paróquia São Sebastião, em Tijucas.

Logo depois todos seguiram para a nova sede da BibliotecaPública Municipal Edmundo da Luz Pinto, a qual também foi inaugurada nasexta-feira (7). O novo prédio foi construído com recursos do Governo do Estadode Santa Catarina, incluindo contrapartida do Município, e tem por objetivoatender a comunidade em uma estrutura maior, moderna e atenta às necessidadesde seus usuários.

Para isso, conta com amplas instalações, que incluemrecepção, sala administrativa, copa, dois banheiros adaptados e uma grande áreade uso comum para pesquisa. Além dos mais de dez mil livros que fazem parte doacervo da biblioteca, várias obras em Braille, adaptadas para deficientesvisuais, e também materiais específicos para deficientes auditivos também estãodisponíveis na nova sede. O local ainda conta com moderno laboratório deinformática, equipamentos de audiovisual como DVD e TV em LED, além de um espaçodedicado à literatura infantil, com acervo específico para as crianças.

Durante a cerimônia o Prefeito falou sobre a importância deuma biblioteca para a cidade e classificou o local como "espaço do saber".

"Uma biblioteca, um espaço cultural como este, é fundamentalpara a sociedade pois é capaz de transformar o cidadão. Por isso a importânciade entregarmos esta obra à Tijucas, em especial durante seu aniversário" -disse o Prefeito.

O descerramento da placa e o corte da fita inaugural foramacompanhados pela Secretária de Cultura, Juventude e Direitos Humanos, AdrianaPorto Faria, pelo ex-prefeito Elmis Mannrich e pela Bibliotecária MariaClaudete Machado Ferreira Schust.

Logo em seguida, todos os presentes foram convidados aconhecer a parte interna da Biblioteca.

Já no sábado, dia 8, o Prefeito Valério Tomazi fez a entregada Chave da Cidade ao Casal Imperial 2013, Juliano José Martins e Luana CasasMartins.  Na ocasião a AdministraçãoMunicipal também prestou homenagem à Bandeireira Maria Madalena Martins e aosdemais membros da Comissão do Império 2013, da localidade de Porto da Itinga.

Ao final da cerimônia, o Prefeito Valério Tomazi e oVice-prefeito Ailton Fernandes, juntamente com suas esposas, acompanharam ocortejo Imperial até a Igreja Matriz de Tijucas onde foi celebrada missafestiva.

As festividades em homenagem aos 153 anos de Tijucas seguematé dia 15 de junho. Acompanhe a programação na íntegra aqui: TIJUCAS 153 ANOS.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)