Prefeito palestra sobre Desafios na Administração Municipal

09/09/2010

O Prefeito do Município de Tijucas, Elmis Mannrich participou na última quinta-feira (02) de uma palestra no VIII Congresso Jurídico da Univali em Tijucas.

O convite partiu do nono período do curso - turma que organizou o evento -, e teve por objetivo levar ao conhecimento de alunos e professores um pouco da experiência do Prefeito no dia-a-dia do Poder Executivo.

Entre os desafios enfrentados em sua rotina, Elmis destacou a questão financeira e defendeu a necessidade de uma reestruturação no repasse de verbas aos municípios.

"Hoje os municípios recebem a menor parte do bolo de arrecadação de impostos, tanto em nível estadual como federal e isso dificulta consideravelmente a execução de projetos e obras de todo tipo nas nossas cidades. Isso só vai mudar no dia em que os municípios ficarem com uma fatia igual ou similar às do Governo Estadual e Federal" - disse.

Ainda em termos econômicos, o Prefeito também apontou como desafio enquanto gestor, conciliar a arrecadação municipal e a necessidade de investimentos, o que nem sempre é possível.

"O município cresceu muito e a arrecadação de tributos nem sempre acompanha esse crescimento, pois infelizmente ainda temos um alto índice de inadimplência, o que dificulta ainda mais nosso trabalho à frente da Administração Municipal." - disse o Prefeito ao explicar que por conta disso o trabalho de orientação e chamadas para pagamento dos impostos é feita constantemente.

O Prefeito também destacou a grande mudança pela qual o município vem passando nos últimos anos, em especial no que se refere às inúmeras obras de infra-estrutura realizadas pela Administração e o forte investimento em áreas essenciais como saúde, educação e assistência social.

Ao final, Elmis agradeceu pela oportunidade e demonstrou satisfação por conversar com acadêmicos de um curso do qual ele é egresso.

"Agradeço pelo convite e pela oportunidade de estar aqui com vocês, acadêmicos do curso de Direito. Curso este do qual tenho orgulho de ter concluído e exercido por muitos anos, antes de atuar como político nessa terra querida que é Tijucas" - concluiu.

(Texto e fotos: Karina Peixoto)