Prefeito participa de Encontro dos Prefeitos em São José

05/08/2013

O município de São José sediou naúltima sexta-feira (02) no Centro Multiuso, o Encontro Estadual com Prefeitos ePrefeitas.

O evento foi promovido peloGoverno Federal, por meio da Secretaria de Relações Institucionais com o apoioda Federação Catarinense de Municípios - FECAM, governo estadual e prefeiturade São José.

O encontro, que teve por objetivoaprimorar e ampliar a relação dos municípios com a União, contou com a presençade quatro ministros, da bancada parlamentar catarinense, de deputadosestaduais, além do secretário Nacional da Defesa Civil, Coronel Humberto Viana.

O governador de SantaCatarina, Raimundo Colombo, disse que a participação do prefeitos lembra operfil que o agente público deve ter. Já os ministros detalharam algumas açõesque desenvolvem no Estado, entre eles, a ministra do Planejamento,Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, que falou sobre os investimentos feitospor meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Já foramexecutados 56% dos investimentos do PAC 2 previstos para serem implementadosaté 2014.  São R$ 19 bilhões para Santa Catarina, com o focopara a ampliação da infraestrutura logística do estado", informou.

Além das palestras, osparticipantes também tiveram acesso às Salas de Atendimento, onde os principaisministérios do Governo Federal deram informações personalizadas para esclareceras dúvidas de cada município. Foram 12 as instituições federais presentes emSanta Catarina: os ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social e Combate àFome, da Educação, das Cidades, do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura, daPesca e Aquicultura, do Planejamento, da Integração Nacional, da FundaçãoNacional de Saúde (Funasa), da Controladoria-Geral da União (CGU) e CaixaEconômica Federal.

TIJUCAS RECEBE UMA MÁQUINA RETROESCAVADEIRA

Também durante o encontro foramentregues máquinas retroescavadeiras para 35 municípios da Grande Florianópolise região Norte de Santa Catarina a partir de recursos do PAC 2.

O Município de Tijucas foicontemplado com uma máquina retroescavadeira, já entregue na mesma oportunidade,e ainda neste ano receberá, assim como todos os municípios com menos de 50 milhabitantes, uma motoniveladora e um caminhão caçamba.

A máquina recebida na últimasexta-feira (02) pelo Prefeito Valério Tomazi e pelos Secretários Municipaisque o acompanhavam no encontro, será destinada à Secretaria Municipal deAgricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas para atendimento aos agricultoresdo município.

(Texto: Karina Peixoto (com contribuição de dados da FECAM) | Fotos: Prefeitura Municipal de Tijucas)