Prefeito participa do IX Congresso Jurídico da Univali

12/04/2011

O Prefeito de Tijucas, Elmis Mannrich participou na noite desta segunda-feira (11) da cerimônia de abertura do IX Congresso Jurídico da Univali, em Tijucas.

O evento, organizado pelos acadêmicos do Curso de Direito da Univali prestou uma homenagem ao ex-secretário de Administração do Município, Leonardo Matioda, que era também professor da universidade e que faleceu recentemente.

Compondo a mesa de honra, o Prefeito Elmis acompanhou todo o evento que iniciou com a palestra de Milena Petters Melo sobre "Cidadania e o Patrimônio Comum do Direito Constitucional".

Em seguida, o Senador Luiz Henrique da Silveira palestrou sobre a "Descentralização como forma de Desenvolvimento".

Na ocasião o Senador e ex-governador do Estado apresentou aos presentes seu modelo de gestão descentralizada apontando ainda, os resultados que esta medida proporcionou ao estado durante seu governo.

Segundo ele, além de aproximar o Governo do Estado dos municípios mais distantes da capital, a descentralização ainda tornou a gestão mais democrática, eficiente e acessível, diminuindo assim, a morosidade na aprovação de projetos e envio de recursos estaduais.

Ao apresentar o modelo, Luiz Henrique citou exemplos de vários pensadores, filósofos e personalidades marcantes que viam na mudança um obstáculo.

"Uma das maiores dificuldades que enfrentamos e sempre enfrentaremos ao pensar de forma diferente da habitual é vencer a tendência natural das pessoas de resistir às mudanças, no entanto, somente a partir dela teremos progresso." - disse o Senador.

O Congresso Jurídico da Univali segue até sexta-feira, dia 15 de abril, no campus da Univali em Tijucas.

(Texto e fotos: Karina Peixoto)