Prefeito recebe Secretário de Estado da Infra-estrutura

25/07/2011

O Prefeito Elmis Mannrich recebeu nesta segunda-feira (25) em seu gabinete o Secretário de Estado de Infra-estrutura Valdir Cobalchini.

Além dele também se fizeram presentes os Deputados Dado Cherem e Volnei Morastoni, além do Comandante da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina, Tenente Coronel José Norberto de Souza Filho, Prefeitos e vice-prefeitos da região, vereadores, secretários municipais, líderes comunitários e empresários. Também prestigiou o encontro a Secretária de Desenvolvimento Regional de Brusque, Sandra Regina Eccel.

Abrindo a reunião o Prefeito Elmis destacou os pontos que vêm sendo discutidos em torno da segurança na rodovia estadual que liga Tijucas aos municípios da região e aproveitou para agradecer a presença das demais autoridades.

"Não é de hoje que discutimos melhorias para a SC 411, e recentemente durante a audiência pública na Câmara de Vereadores tivemos a oportunidade de agendar este encontro com o Secretário de Estado Valdir Cobalchini a quem desde já agradeço por ter mantido este compromisso com Tijucas e toda a região" - disse o Prefeito.

Logo em seguida as demais autoridades foram convidadas a se manifestar ao Secretário de Estado. O Deputado Estadual Dado Cherem disse entender a preocupação das lideranças e da própria comunidade do vale que se vêem diante de um quadro cada dia mais grave no que se refere ao uso da rodovia. "Infelizmente os dados que temos e as estatísticas que a imprensa vem divulgando são os piores possíveis, colocando a SC 411 como uma verdadeira rodovia da morte. É uma triste realidade que precisa de medidas urgentes e por isso conta com meu apoio na Assembleia" - disse o Deputado.

O Deputado Volnei Morastoni também apoia as solicitações que vêm sendo feitas e em sua fala reforçou os pontos mais críticos da via. O vereador Adalto Gomes, propositor do requerimento para discutir o tema com o Secretário de Estado também se manifestou e afirmou entender que nem todas as reivindicações poderão ser atendidas de imediato.

"Sabemos que será impossível para a Secretaria de Estado ou até mesmo para o Governo do Estado em si atender de imediato a todas as reivindicações que vemos necessárias para resolver o problema da rodovia SC 411, no entanto, algumas medidas emergenciais precisam ser tomadas para evitar novos acidentes e mortes" - disse o vereador.

Entre as ações necessárias, as autoridades consideram urgentes: a melhoria da sinalização; maior fiscalização por parte da Polícia rodoviária Estadual e a realização de obras de pequeno porte, entre elas, trevos e outras vias de acesso que garantiriam maior segurança aos usuários.

O Comandante da PRE, Tenente Coronel José Norberto de Souza Filho disse estar consciente das necessidades da rodovia e apesar de algumas limitações, se colocou à disposição para tomar medidas urgentes.

"Temos noção e plena consciência da importância desta rodovia para Tijucas e toda região, no entanto, sofremos com a falta de efetivo e com a localização do posto base da PRE em Gaspar, ficando assim, muito distante destes municípios para prestar o devido atendimento" - disse o Comandante.

Na oportunidade o Prefeito de Canelinha Antônio Silva colocou um terreno à disposição da Secretaria de Infra-estrutura para construção de uma base da PRE. A atitude foi vista de forma muito positiva por Cobalchini que garantiu buscar os recursos necessários para a construção da obra.

O Comandante da Polícia Rodoviária Estadual também afirmou que como medida paliativa será feito o controle de velocidade na rodovia através de radares móveis.

"Pelo menos enquanto não tivermos a base da PRE e durante as obras de melhoria na rodovia, podemos fiscalizar a velocidade dos veículos que trafegam na SC 411, em especial nos pontos mais críticos da via" - afirmou o Tenente Coronel ao receber a informação de que dois trechos de longas retas registram o maior número de acidentes com vítimas na referida rodovia.

Ao final das manifestações o Secretário de Estado de Infra-estrutura Valdir Cobalchini se dirigiu a todos declarando comprometimento com a causa que já considera prioridade desde quando assumiu a pasta.

"Temos que louvar a iniciativa e a preocupação de todos vocês enquanto autoridades e lideranças comunitárias na busca por melhorias e maior segurança na SC 411. Isso, com certeza, só nos ajuda. Tenho plena convicção de que esta rodovia é uma prioridade e por isso quero mostrar meu comprometimento com esta causa em ações e não com palavras" - disse.

Segundo ele, o objetivo principal é realizar intervenções definitivas na rodovia, para que os problemas não voltem a ocorrer futuramente. Isso implica revitalização da estrada como um todo, implantando iluminação, fazendo melhorias no pavimento e na sinalização de todo o trecho e ainda, trabalhando na conservação e manutenção da mesma.

"O que vocês pedem em seus requerimentos e abaixo-assinados são o ideal para aquela rodovia e é o que gostaríamos de atender, no entanto, estaria mentindo se dissesse que podemos atender a todos os pedidos aqui feitos. O que precisamos e vamos fazer neste momento é dar prioridade à segurança" - concluiu o Secretário.

Logo em seguida à reunião todos partiram para uma visita in loco à rodovia SC 411. Guiados pelo Prefeito Elmis, as autoridades pararam em dois pontos da via considerados os mais problemáticos. Lá eles reafirmaram as medidas a serem adotadas e confirmaram o perigo a que moradores e turistas se expõem a todo momento na SC 411.

(Texto e fotos: Karina Peixoto)