Prefeito recepciona alunos na Semana Nacional de Pessoas com Deficiência Múltipla

23/08/2010

A Prefeitura Municipal de Tijucas foi o ponto de chegada dos estudantes que participaram de uma caminhada nesta segunda-feira (23).

Eles formaram a CAMINHADA DA INCLUSÃO, ação de abertura da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que neste ano tem como tema "Autogestão e Autodefensores: conquistando caminhos para ser e conviver".

Desde que foi instituída, em 1964, a Semana é promovida anualmente e cria uma grande mobilização nacional em torno das pessoas com deficiência. Além disso, permite uma maior sensibilização e conscientização da população brasileira e dos governos em favor da busca pela garantia de direitos da pessoa com deficiência, e de sua inserção efetiva nos contextos social, cultural, educacional e político do cenário nacional.

Nos anos anteriores o nome era semana nacional do excepcional, pois no início do movimento, não haviam datas dedicadas exclusivamente a estas pessoas. No entanto, com a expansão das entidades e associações ligadas a estas causas, acabaram surgindo outras datas com a temática voltada para áreas especificas de deficiência, e assim a partir desse ano o nome da semana foi alterado para Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla focando de maneira mais especifica o público-alvo da semana.

Durante a recepção a estudante Alice Peixoto da Silva, aluna do 4º ano do CNEC, apresentou um texto de sua autoria que destacava a importância de tratarmos todos de forma igualitária.

Também neste espírito, o Prefeito Elmis Mannrich falou ao público presente sobre a importância de celebrar datas como esta e reforçou a fala da estudante ao pedir que façamos uma reflexão sobre a forma como pessoas com necessidades especiais são tratadas em nossa sociedade.

"Muitas vezes por questões culturais e até mesmo de educação, muitos não sabem como lidar com pessoas que requerem cuidados e atenção especiais e isso é um grave problema que precisa ser corrigido. Por isso iniciativas como esta são sempre relevantes!" - afirmou o Prefeito.

Ainda durante o evento a Presidente da Apae de Tijucas Ilva Porto Faria entregou ao Prefeito a II Carta dos Autodefensores de Tijucas, que trazia em seu teor inúmeras reivindicações que resultam em maior qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

O evento foi encerrado com a entrega de uma lembrança ao Prefeito Elmis, que retribuiu o gesto entregando doces para as crianças, onde continha a frase: "Acreditar que somos capazes é o primeiro passo de um caminho repleto de conquistas. Confie em você!"

Confira mais fotos em nosso álbum e acesse também a mensagem de autoria da estudante Alice Peixoto da Silva que foi apresentada no evento: Somos todos iguais.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)