Prefeitos da região pedem parceria da Udesc para implantação de polo presencial

02/09/2013

Um grupo de cinco prefeitosdo Vale do Rio Tijucas pediu ao vice-reitor da Universidade do Estado de SantaCatarina (Udesc), Marcos Tomasi, durante encontro na última sexta-feira, 30, naReitoria, em Florianópolis, o estabelecimento de uma parceria com a instituiçãovisando a implantação de um polo de apoio presencial na região voltado àcriação de cursos técnicos e de licenciaturas.

Os prefeitos já pediram o apoio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) eda Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O polo, que deverá ter comosede a cidade de Canelinha, será implantado com ajuda da Universidade Aberta doBrasil (UAB).

Os prefeitos também vão expor a ideia ao gestor de polos da Coordenação deAperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da UAB, Jean Marc,durante visita a Florianópolis em 10 e 11 de setembro.

Segundo os prefeitos, a região do Vale do Rio Tijucas é carente em cursostécnicos, como de Radiologia, Turismo, Topografia e Meio Ambiente, e naformação de professores de Pedagogia. Eles argumentam que os jovens se mudampara a Florianópolis para frequentar esses cursos e depois não retornam mais àssuas cidades.

Participaram do encontro com o vice-reitor da Udesc os prefeitos de Tijucas,Valério Tomazi; de Canelinha, Antonio da Silva; de Nova Trento, Gian FrancescoVoltolini; de Major Gercino, João David; e de São João Batista, Daniel Cândido;secretários municipais; e a coordenadora da UAB na Udesc, Carmen CiprianiPandini.
(Texto e foto: Valmor Pizzeti - Assessor de Imprensa da UDESC)