Prefeitos da região reúnem-se para debater a formação de consórcio público de turismo

13/04/2010

Os prefeitos dos Vales dos Rios Tijucas e Itajaí-Mirim, além do município de Angelina, reuniram-se na última quinta-feira (08), na cidade de Angelina para a discussão de mais alguns pontos antes da assinatura definitiva do protocolo de intenções, primeiro passo para a formação do Consórcio dos Vales dos Rios Tijucas e Itajaí-Mirim (Convales), uma sugestão do prefeito de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi. Dos nove prefeitos da região, cinco compareceram à reunião.

Entre os prefeitos participantes estavam o de Angelina, Gilberto Orlando Dorigon, Canelinha, Antônio da Silva, Botuverá (em exercício), Pedro Paulo Costa, Brusque, Paulo Eccel e Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi. A Prefeitura de São João Batista enviou representante, assim como Tijucas que esteve representada pelo Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Celso Leal. Já as prefeituras de Guabiruba e Major Gercino não participaram.

Na reunião anterior, realizada em Brusque, os prefeitos dos Vales dos Rios Tijucas e Itajaí-Mirim debateram alguns pontos do protocolo de intenções apresentado pela Logos Assessoria e Projetos, que auxilia os municípios desde o início. No encontro em Angelina, os prefeitos recapitularam os pontos debatidos na reunião em Brusque e redefiniram outros que ainda estavam pendentes.

Além disso, os prefeitos municipais que participaram de todas as reuniões sobre turismo integrado desde o início, relataram os principais benefícios em aderir ao consórcio, especialmente ao prefeito de Angelina, que esteve presente em apenas alguns encontros. "A nossa região possui inúmeros atrativos que precisam receber mais atenção. O consórcio auxiliará para colocarmos diversas ações em prática", assinala o prefeito de Nova Trento,

Orivan Jarbas Orsi. O prefeito em exercício de Botuverá relatou sobre a dificuldade na divulgação de todo o Estado. "Nós vendemos muito mal o nosso Estado. Precisamos melhorar muito neste sentido", disse Pedro Paulo Costa.

Para o prefeito municipal de Brusque, as ações conjuntas, com todos os nove municípios da região possibilitará o desenvolvimento integrado do turismo. "O consórcio também auxiliará na qualificação das pessoas, que atenderão melhor o turista que chega na nossa cidade", destaca Paulo Eccel. O prefeito de Angelina assinalou que os investimentos são muito importantes para turismo, especialmente em relação à infraestrutura. "O presidente do Deinfra, Romualdo França, disse que o governador se comprometeu em asfaltar o trecho entre Major Gercino e Angelina, o que poderá melhorar a circulação de turistas, como os argentinos, que passam pela BR-282", afirma Gilberto Orlando Dorigon.

Próxima reunião agendadaOs prefeitos municipais da região agendaram a próxima reunião para o dia 27 de abril, uma terça-feira, em São João Batista. Nesta oportunidade serão definidos os últimos detalhes para a assinatura do consórcio público de turismo. "Gostaríamos que todos os prefeitos da região participassem, para que a assinatura do protocolo de intenções aconteça", destacam os prefeitos participantes.

(Texto e fotos: Elis Facchini - Assessoria Prefeitura de Nova Trento)