Prefeitura participa do Programa Jogue Limpo

29/08/2012

Desdejaneiro deste ano a Prefeitura Municipal de Tijucas participa do Programa JogueLimpo - um sistema de logística que recolhe e reaproveita embalagens plásticas de lubrificantes depois de utilizadas.

Para isso, aPrefeitura recebe a visita bimestral de caminhões especializados da empresaresponsável pelo recolhimento que é feito totalmente sem custos para a Prefeitura.Após pesados, os frascos recolhidos são levados para as Centrais deRecebimento, onde o material é prensado, armazenado e, posteriormente, remetidoa uma recicladora.

Na recicladora, o material é triturado e, depois de submetido a um processo dedescontaminação do óleo lubrificante residual, passa por extrusão para sertransformado em matéria-prima de novas embalagens e outros produtos plásticos,retornando à cadeia de produção.

"Deste modo, cria-se um ciclo virtuoso, que evita o desperdício de um materialplástico derivado do petróleo e que se fosse jogado na natureza teria umperíodo de degradação na faixa de 400 anos" - afirma o site da empresa.

No últimorecolhimento a Prefeitura entregou 14 quilos de embalagens e com isso, estácontribuindo para a preservação do meio ambiente. Diversos estabelecimentos comerciais de Tijucas também aderiram ao programa por indicação da Secretaria Municipal de Agricultura, que além de orientar os comerciantes sobre a importância do projeto, ainda fiscaliza estas empresas para verificar se as embalagens estão tendo destinação correta.

Maisdetalhes sobre o programa na Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente pelo telefone (48) 3263-1133 ou na Secretaria de Obras pelo telefone(48) 3263-8121. Informações também pelo site www.programajoguelimpo.com.br.

(Textos: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)