Proactiva lança nova edição do Concurso AO REDOR DA IBERO-AMERICA

30/09/2013

O Prefeito de Tijucas, Valério Tomazi, a Secretária Municipal deEducação, Lorena de Oliveira Silva e professores da redemunicipal de ensino receberam na última quinta-feira (26) os representantes daProactiva Meio Ambiente - empresa que atua na gestão de resíduos e de água.

Acompanhados do DiretorRegional da Proactiva José Luiz Piccoli, eles vieram ao nosso Município para anunciar olançamento de mais um Concurso "Ao Redor da Ibero-América" que neste ano terá como tema "Em direção aos objetivos do milênio".

Segundo os organizadores, asatividades pedagógicas serão realizadas com base em um jogo de tabuleiro envolvendo questões relacionadas aos Objetivos do Milênio, os quais foram definidos pela ONU e constam da Declaração do Milêniodas Nações Unidas. Nesta edição, os estudantes serão estimulados a conhecer o temaatravés do jogo de tabuleiro que será orientado pelos professores. Ao final daatividade os alunos deverão entregar umapequena redação sobre o tema e depois, um desenho relacionado ao texto produzido por eles.

O resultado do concurso deste ano deve ser divulgado nas primeirassemanas de novembro e o conjunto vencedor (desenho eredação), dará como prêmio ao estudante e ao seu professor, uma viagem à Ilhade São Andrés, na Colômbia. A viagem está prevista para a primeira semana dedezembro de 2013.

ENTREGA DOS KITS

Durante a apresentação do concurso e assinatura dotermo de participação do Município, o Prefeito de Tijucas e a Secretária deEducação entregaram aos professores de turmas de quarto ano do ensinofundamental, os kits trazidos pela PROACTIVA para orientação aos alunos. Neles constamo Guia do Professor e o jogo didático que subsidiará o trabalho em sala deaula.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CONCURSO

Organizado pelo Grupo PROACTIVA, presente em oito países da AméricaLatina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela),o concurso é promovido simultaneamente pela VEOLIAENVIRONNEMENT em 25 países do mundo.

De acordo com informações do projeto,a Cúpula do Milênio, realizada em setembro de 2000, reuniu representantes de189 estados membros na sede das Nações Unidas, registrando o maior número dedirigentes mundiais reunidos para refletir sobre o destino comum da humanidade.Nesta cúpula, os estados assinaram a Declaraçãodo Milênio das Nações Unidas, em que se comprometem a lutar contra apobreza, a fome, as doenças, o analfabetismo, a degradação do meio ambiente e adiscriminação contra a mulher.

No Brasil, a campanha de sensibilização resultou na organização de um concurso nacional de desenho e redação querecompensará a criança vencedora com uma viagem pedagógica sobre o tema dabiodiversidade.

Nas últimas edições os ganhadores conheceram as Ilhas de Galápagos e acidade luz, Paris, em encontros que reuniram os vencedores de todo o globo paravivenciar os temas abordados pelas campanhas. Tijucas foi representada naedição de 2009 pela estudante Bruna Eufrásio Pereira, do Timbé, que muito bem representou o nosso Municípioe, consequentemente, o Brasil, naquela edição.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)