Proactiva lança nova edição do Concurso AO REDOR DO MUNDO

15/02/2011

O Prefeito Elmis Mannrich, a Secretária Municipal de Educação de Tijucas, Márcia Machado Maurício e diretores da rede municipal de ensino receberam na tarde desta segunda-feira (14) os representantes da Proactiva Meio Ambiente - empresa que atua na gestão de resíduos e de água.

Eles vieram ao nosso Município para anunciar o lançamento de mais um Concurso "Ao Redor do Mundo", que tem por objetivo conscientizar as novas gerações sobre temas relacionados ao meio ambiente.

O concurso, organizado pelo Grupo PROACTIVA em oito países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela), é promovido simultaneamente pela VEOLIA ENVIRONNEMENT em 25 países do mundo.

Aproveitando o tema BIODIVERSIDADE, escolhido pela ONU na campanha mundial lançada em 2010, a PROACTIVA MEIO AMBIENTE lança o programa "Ao Redor do Mundo" 2010/2011. Entre fevereiro e abril deste ano, os professores, apoiando-se sobre um amplo e exclusivo material pedagógico, levarão os alunos a pesquisar o tema biodiversidade urbana, descobrir o papel fundamental da fauna e da flora nas cidades, e por que elas precisam ser protegidas.

No Brasil, a campanha de sensibilização resultará na organização de um concurso nacional de desenho e redação que recompensará a criança vencedora com uma viagem pedagógica sobre o tema da biodiversidade.

Nas últimas edições os ganhadores conheceram as ilhas Galápagos e a cidade luz, Paris, em encontros que reuniram os vencedores de todo o globo para vivenciar os temas abordados pelas campanhas. Tijucas foi representada na edição de 2009 pela estudante Bruna Eufrásio Pereira, do Timbé, que além de nosso Município também foi a única representante do Brasil na competição.

As atividades pedagógicas devem começar já na primeira semana de aulas, ainda em fevereiro e o resultado do concurso será divulgado até maio.

PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA

Para participar do concurso, cada criança deverá escolher uma espécie - animal ou vegetal - que ela gostaria de proteger ou de ver reaparecer na sua cidade, explicar as razões de terem escolhido tal espécie e como é possível protegê-la ou reintroduzi-la ao ambiente natural, e como ela contribui para o bem estar das pessoas que vivem em sua cidade. Para isso, ela deverá realizar um desenho em formato A3 e uma redação de texto com no máximo 300 palavras.

Para a criança vencedora o prêmio será uma viagem pedagógica a Cataratas do Iguaçu e uma bicicleta. Já para a escola da criança vencedora será entregue uma coleção de livros. Já para os estudantes classificados em segundo e terceiro lugares serão distribuídos brindes Proactiva.

(Texto: Karina Peixoto com base em informações da Proactiva | Fotos: Aude Joel / Proactiva)