Professores da rede municipal participam de palestra sobre a reforma ortográfica

23/04/2009

A Secretaria Municipal de Educação de Tijucas promoveu nesta quarta-feira (22) em parceria com a Editora Saraiva uma palestra sobre as novas regras do acordo ortográfico.

A explanação foi feita pela Assistente Pedagógica da Editora Saraiva, Carolina Zanella de Queiroz. Durante sua apresentação foram explicadas as principais mudanças na escrita a partir do novo acordo, com destaque para as alterações na acentuação de palavras com ditongo, a extinção do acento trema e a incorporação das letras K, W e Y ao alfabeto brasileiro, que agora conta com 26 letras no total.

Participaram da capacitação professoras da rede municipal de ensino de 1.ª a 4.ª série. Todas receberam material explicativo sobre as novas regras, e ao final do evento a editora sorteou diversos livros para uso pedagógico.

A palestrante ainda repassou às professoras algumas dicas de como exercitar as novas regras com os alunos, utilizando dinâmicas, exercícios e colocação de cartazes nas salas de aula.

"O encontro foi muito produtivo e vimos que é preciso intenso estudo e leitura para nos adaptarmos às novas regras. O evento de hoje é apenas um começo. Nos próximos meses pretendemos organizar novos encontros como este, talvez até em forma de oficinas, para esclarecimento de dúvidas". - disse Márcia Machado Maurício, Secretária Municipal de Educação.

A Secretária também afirmou que juntamente com a Diretoria de Integração e Comunicação Social será dado início a um projeto de divulgação das novas regras ortográficas. "Vamos iniciar um processo permanente de publicação nos jornais e, futuramente nas rádios, de dicas sobre a reforma ortográfica" - complementou a Secretária.

Fique atento às dicas que em breve serão publicas na imprensa local e também aqui no nosso site.