Professores estimulam os estudantes com atividades pedagógicas

13/05/2013

As escolas da rede municipal de ensino de Tijucas têmdiversificado a forma com que abordam temas da atualidade com seus alunos.

Para isso, trabalham assuntos ligados à literatura, à poesiae ao meio ambiente de forma pedagógica, incluindo atividades extra-classe e estimulandoos estudantes a buscarem novas fontes de conhecimento.

Na Escola Deputado Walter Vicente Gomes, por exemplo, nesteprimeiro semestre, vários temas importantes foram abordados pelos alunos deforma prática. No Dia da Poesia, comemorado no mês de março, os estudantespraticaram a escrita poética durante todo o dia nas aulas da professora deLíngua Portuguesa, Andréa Alves. Para isso foi criado um ambiente especial como objetivo de inspirar os alunos na criação de suas poesias. Na ocasião eles também passarama conhecer um pouco mais da história do poeta Castro Alves o qual ganhou notoriedade por ser considerado o "Poeta dosEscravos", já que tratou e defendeu com vigor um dos principais temas de suaépoca: a abolição da escravatura.

O Dia do Livro também foi lembradona Escola Walter pela Professora Andressa Gotzinger, envolvendo alunos do 9ºano. Com a presença de colegas de outras turmas, mais um novo espaço foi elaboradoespecialmente para a data, criando um ambiente aconchegante para a prática daleitura.

Já na Disciplina de Ciências, oProfessor Jaime Silva deu destaque ao Dia Mundial da Água, organizando diversasapresentações com turmas do 6º ao 9º ano. Na exposição de seus trabalhos, alémde repassar informações e conhecimento aos demais colegas, os estudantes tambémexercitaram o ato de falar em público.

"Sempre que o professordiversifica sua maneira de compartilhar o conhecimento com os alunos o temapassa a despertar um interesse maior e a capacidade de aprendizado dos estudantestambém é ampliada. Por isso a importância de incentivarmos trabalhos como este quesão realizados com bastante freqüência em toda a nossa rede municipal" - diz aSecretária de Educação Lorena de Oliveira Silva.

Para mais informações sobre estese outros trabalhados realizados pelas escolas municipais de Tijucas, mantenhacontato com a Coordenadora dos Anos Finais, Aline Moraes Lima, na Secretaria deEducação, pelo telefone (48) 3263-8110.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Escola Dep. Walter Vicente Gomes)