Profissionais de Tijucas apresentam experiências em Brasília

10/08/2012

A Secretária Municipal de Saúde de Tijucas Rosicler Furtadoparticipou nesta semana em Brasília, da Mostra de Experiências Exitosas eEncerramento do Projeto Qualidia, programa que busca alternativas para apromoção da saúde de pacientes portadores de doenças crônicas, tais comodiabetes e hipertensão.

Ela representou o município juntamente com a Coordenadora daEstratégia de Saúde da Família Franciele Batista Oliveira, a Enfermeira da ESFLudimara de Oliveira Rosa e a Coordenadora de Saúde Bucal Vanessa RoslindoLovatto.

A cidade de Tijucas foi a única cidade catarinenseselecionada pelo Ministério da Saúde para participar do programa representandoos municípios de 10 a 100 mil habitantes tendo toda a viagem custeada peloMinistério da Saúde. Além de Tijucas, foram selecionados para o evento osmunicípios catarinenses de Antônio Carlos representando os municípios com até10 mil habitantes e Florianópolis por ser a capital, no entanto, de SantaCatarina, apenas Tijucas e Antônio Carlos compareceram.

A escolha das cidades se deve às ações desenvolvidas parapromover a saúde na comunidade local e por isso a equipe de Tijucas seapresentou em duas oportunidades durante o evento, relatando aos demaismunicípios brasileiros as experiências vivenciadas em nosso município com aimplantação do Qualidia e com outros projetos executados pela rede municipal desaúde de Tijucas.

De acordo com a Secretária de Saúde, os resultados doQualidia têm sido extremamente positivos e as ações vão continuar sendodesenvolvidas em nosso município.

"Com este programa tivemos a oportunidade de capacitar os agentese principalmente, de cadastrar os pacientes hipertensos e diabéticos que temosem Tijucas. Com isso, temos feito um acompanhamento contínuo de todos eles, comrealização de exames, orientação nutricional e incentivo à prática de atividadesfísicas, ou seja, ele não recebe apenas a medicação, mas sim toda uma atençãoespecial que envolve uma série de ações que visam maior qualidade de vida a estaspessoas" - disse a Secretária.

Ao final do encontro a Secretária Municipal recebeu duasplacas de homenagem pela participação do Município no evento e pelos resultadosobtidos com a execução do programa em Tijucas.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Secretaria de Saúde de Tijucas)