Programa de Atividades Físicas do CEMPS é destaque em Congresso Internacional

23/01/2012

Foi realizado entre os dias 14 e 18 de janeiro na cidade de Foz do Iguaçu, o 27º Congresso Internacional de Educação Física. O eventou contou com a presença do profissional de Educação Física do CEMPS de Tijucas, Deivis Elton Schlickmann Frainer, que na ocasião palestrou sobre "A implantação do programa de Atividades Físicas no Centro Municipal de Promoção à Saúde na cidade de Tijucas, SC".

Também participaram do congresso profissionais e estudantes de Educação Física e outros profissionais da saúde de diversos municípios, além de gestores de 27 países das Américas, Europa e África.

O trabalho do professor Deivis obteve destaque entre os demais encaminhados para o evento e apresentados durante o Seminário de Atividade Física na Atenção Básica à Saúde, coordenado pelo presidente do Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (CREF 3-SC), Marino Tessari.

"A legitimidade da Educação Física como profissão do campo da saúde se deu em 1997, pelo Conselho Nacional de Saúde, mas somente nos últimos 4 anos é que esse profissional vem atuando mais diretamente em programas de promoção à saúde, compondo as equipes multiprofissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) dos municípios brasileiros, fazendo parte assim do SUS. Os profissionais e as instituições de ensino superior da Educação Física ainda estão se habituando com essa nova possibilidade de atuação, que exige um trabalho diferenciado do habitual da área", enfatiza o prof. Deivis Frainer."

O Secretário de Saúde do Município de Tijucas, o Sr. Sérgio Murilo Cordeiro acompanhou o evento, e foi também citado como um dos poucos gestores em saúde que estavam acompanhando as discussões acerca da importância da Atividade Física na Promoção à Saúde.

O trabalho que o CEMPS vem realizando teve uma grande repercussão entre os participantes do evento, e foi citado como um modelo a ser seguido durante vários momentos por outros palestrantes do evento.

"Nosso trabalho apenas começou em Tijucas, e no entanto, já temos resultados positivos. Temos muito para melhorar, mas o reconhecimento de que estamos no caminho certo, por profissionais da saúde de renome internacional, é a maior motivação para que possamos caminhar em busca de melhores estratégias de atuação junto à sociedade. Assim conseguiremos promover saúde e proporcionar um serviço de qualidade para a população de Tijucas, que merece muito", comenta o prof. Deivis Frainer.

Atualmente o CEMPS conta com 4 programas de atividades físicas voltados para pessoas de sete anos em diante. Todas as pessoas que têm interesse em iniciar uma atividade física e buscam orientações sobre o assunto podem agendar uma avaliação no CEMPS pelo telefone (48) 3263-5757.

SOBRE O PROFISSIONAL

Deivis Frainer possui Licenciatura Plena em Educação Física (UDESC), Mestrado em Nutrição (UFSC) e doutorando em Saúde Pública (ISC-UFBA). Também é docente em cursos de graduação (FAMEBLU/UNIASSELVI) e de pós-graduação (FTC Salvador, BA) na área da saúde, ministrando disciplinas como Epidemiologia, Saúde Coletiva, Educação em Saúde, Bioestatística, Avaliação Nutricional e Recreação e Lazer.

LEGENDAS DAS FOTOS:

Foto 1: Deivis apresentando o município de Tijucas no 27º Congresso Internacional de Educação Física.

Foto 2: Recebendo o Certificado das mãos do prof. Marino Tessari, Presidente do CREF 3 (SC)

Foto 3: Recebendo os cumprimentos do Dr. Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF)

(Texto e fotos: Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas / CEMPS)