Programa de Capacitação Museológica é realizado em Tijucas

01/08/2013

Está sendo realizado durante toda esta quinta-feira, 1º deagosto, em Tijucas, o encontro de Capacitação Museológica que tem como tema "Conservaçãode Acervo e gestão de riscos".

O evento é realizado pela Fundação Catarinense de Culturapor meio do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina, que, em Tijucas faráo debate do módulo IV do Programa de Capacitação.

Durante a cerimônia de abertura, realizada no Anfiteatro LedaRegina de Souza, o Prefeito Valério Tomazi e a Secretária de Cultura, Juventudee Direitos Humanos de Tijucas, Adriana Porto Faria, agradeceram à FCC pelaescolha de Tijucas para realização do evento.

Na ocasião a Secretária também apresentou a todos oMuseólogo de Tijucas, Tiago Lessa, e fez um breve relato sobre a importância dotrabalho cultural que tem sido realizado em Tijucas nos últimos anos.

"Hoje, além da Fundação Cultural, temos a Secretaria Municipalde Cultura de nosso município, o que nos permite fazer maiores investimentosneste segmento e com isso, projetar de forma mais significativa a cultura de nossagente. A prova disso é o quanto estamos investindo em cultura no município deTijucas. De pouco mais de 1% que era destinado à cultura em 2009, quando foicriada a Secretaria, passamos para mais de 2,30% ao ano em 2012, ou seja, umíndice de investimento que raramente se vê em outros municípios" - comemora aSecretária.

Também presente no evento, a Analista Técnica Cultural daFundação Catarinense de Cultura, Marli Fávero, teceu elogios ao município deTijucas por contar com profissionais capacitados em seu quadro de servidores.

"Parabenizo o Prefeito de Tijucas e toda sua equipe porcontarem com um Museólogo em seu quadro de servidores efetivos, afinal, apenascinco municípios catarinenses contam com esta condição que é fundamental para odesenvolvimento e preservação do resgate histórico e cultural da cidade." - diza Analista.

Em sua fala, Marli explicou o funcionamento do Sistema Estadualde Museus e em seguida, a bacharel em Museologia e Técnica em Conservação deBens culturais móveis Ângela Luciane Peyerl deu início à sua palestra.

A próxima oficina do Programa de Capacitação será realizadanos dias 13 e 14 de agosto no município de São Miguel do Oeste.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)