Projeto de Reforma da Escola Cruz e Sousa é apresentado ao Prefeito

17/09/2013

O Secretário de Desenvolvimento Regional de Brusque, JonesBosio, esteve em Tijucas nesta terça-feira (17) para apresentar ao PrefeitoValério Tomazi e à Direção da escola, o projeto de reforma e ampliação daEscola Cruz e Sousa, uma das mais antigas de Tijucas e também um dos maiorescolégios estaduais de nossa região.

O pedido de melhorias para aquela unidade escolar vem sendofeita desde o início deste ano pelo Prefeito Valério Tomazi, e nos últimos mesesse intensificou em diferentes solicitações e visitas à Secretaria deDesenvolvimento Regional e até mesmo à Secretaria de Estado da Educação.

Diante das solicitações, a SDR Brusque conseguiu incluir oCruz e Sousa no programa de reformas de escolas do estado, que neste ano beneficiará 4das 30 unidades de nossa regional.

Segundoo Secretário Jones Bosio, "além de termos o pedido atendido, o Governador pediuprioridade às obras do colégio de Tijucas, visando tornar a unidade umareferência no estado" - diz.

Ele ainda afirma que para isso o projeto será o maior e maiscompleto de todos, envolvendo também o maior montante de investimentos,totalizando aproximadamente R$ 7 milhões.

O pré-projeto apresentado pelo Arquiteto da SDR, FábioCoelho, prevê uma considerável ampliação da unidade, passando dos atuais 2,7mil m² para mais de 5,8 mil m² de área construída, incluindo a construção de umpiso superior que abrigará novas salas de aula.

Além disso, a quadra de esportes que atualmente fica nos fundosda escola será substituída por um ginásio de esportes, sem contar comimportantes mudanças no que diz respeito à acessibilidade da escola, já que coma reforma terá elevador, rampas, e alterações em toda a fachada, possibilitandomelhor acesso ao interior da unidade.

O auditório da escola, que faz parte da história do Colégio Cruze Sousa e representa um importante ícone da cultura de Tijucas, também será mantidoe totalmente restaurado, a pedido do Prefeito.

O espaço para recreação e refeição dos alunos também serámodificado e a partir da reforma funcionará em espaço coberto, a fim deoferecer maior conforto aos estudantes e funcionários, principalmente em diasde chuva.

Outra novidade trazida pelo projeto é a implantação delaboratórios totalmente climatizados, sendo um para aulas de informática e outropara aulas de química, biologia ou matemática, dependendo da opção que seráfeita pela escola. A biblioteca também será ampliada, ganhando aproximadamente 100m²a mais em sua estrutura.

O prédio ainda contará com reaproveitamento de recursoshídricos, a partir do sistema de captação da água da chuva e toda a parte frontalda escola será remodelada, tendo uma pracinha no hall de entrada e novos muros,seguindo os padrões do Estado.

Bosio garantiu que todos os procedimentos necessários estãosendo agilizados para que a obra seja iniciada em breve.

"O projeto está pronto, precisando apenas de alguns pequenosajustes e em seguida, será encaminhado ao Governo do Estado para que seja feitoo processo licitatório. Nossa meta é iniciar esta obra ainda neste ano" -garante.

Questionado sobre o uso do prédio durante a reforma, oSecretário de Estado afirmou que em outras escolas da regional, recentementereformadas, foi possível manter as aulas durante toda a obra e por isso, pretendeseguir a mesma linha em Tijucas.

O Diretor do Cruz e Souza, Erci Ademir Maciel e a Assessorade Direção, Sandra Regina Pereira comemoraram o novo projeto ao lado de trêsestudantes do primeiro ano do ensino médio da escola, que participaram dareunião como representantes do corpo discente.

"Parece um sonho! Mas pela importância que o Cruz e Sousatem para Tijucas e para a história da educação no estado, é uma obra mais doque merecida!" - diz Sandra.

Ao final da reunião o Prefeito Valério Tomazi agradeceu o Secretáriopela vinda a Tijucas e, principalmente, pelo empenho demonstrado durante todoeste processo.

"Esta obra será de grande importância para Tijucas e porisso agradecemos o Secretário e toda sua equipe por terem batalhado conosconeste pedido!" - disse o Prefeito.

Também participaram da reunião, Secretários Municipais, comdestaque para a Secretária Municipal de Educação de Tijucas, Lorena de OliveiraSilva, e ainda, representantes da imprensa local.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)