Projeto de culinária atrai pais e comunidade para a escola

22/04/2013

A Escola Municipal Ondina Maria Dias deuinício neste mês a mais um projeto especial intitulado "Uma terra, muitossabores".

Tendo por objetivo principal atrair pais epessoas da comunidade para o ambiente escolar, o projeto é baseado na execuçãode receitas que marcaram ou fazem parte da vida dos convidados e assim, épossível mostrar aos alunos a importância da culinária no resgate e napreservação de nossas tradições.

A Diretora da Escola, Paula Regina Rosa, explicaque a alimentação faz parte da alma de um povo,daí a importância de reconhecer o caráter cultural e histórico dos hábitosalimentares.  "A culinária típica de umaregião possibilita conhecer um pouco de sua cultura e de seu modo de viver.Assim, as receitas passadas de geração para geração, os ingredientes maisrecorrentes para festas tradicionais, enfim, tudo isso revela saberes e fazereslocais" - afirma.

Para isso um cronograma foi elaborado parareceber pais e convidados todas as semanas na escola. "Lá, em uma salaespecial, eles preparam receitas sob os olhares atentos dos alunos que passam a tercontato com as peculiaridades de cada bairro, socializando saberes,experiências e enriquecendo nosso acervo cultural enquanto comunidade" -complementa a Diretora.

As aulas especiais envolvem todos os alunos da escola,tanto do Ensino Fundamental I como do Fundamental II e fazem parte do programa "Momentosextras pedem atividades extras" que vem sendo realizado pela Escola OndinaMaria Dias desde o ano passado.

Nestes primeiros encontros do projeto já participaramdiversos convidados especiais, entre eles, o Prefeito de Tijucas, ValérioTomazi, que na oportunidade estava acompanhado da mãe, Alcinoé Benta DiasTomazi e da filha, Valéria Tomazi.

"A qualidade da educação começa dentro decasa quando os pais estimulam o aprendizado e participam da vida escolar deseus filhos e nós, enquanto cidadãos, também podemos colaborar com esteprocesso participando de forma mais efetiva das atividades da escola em nossomunicípio" - disse o Prefeito.

Além do Prefeito, também participaram do projeto revelandoseus dotes culinários, a Secretária de Educação de Tijucas, Lorena de OliveiraSilva, as mães de alunos Maria Aparecida, Roseli e o pai e pizzailo EdsonAndregtoni, a professora Janete, a merendeira Andreia, a aluna Ana Caroline, eainda, a Psicóloga Ângela Peixoto.

Nestes primeiros encontros já foram feitas as seguintesreceitas: Cuca de banana, bolo de milho, cocada, Mãe Benta, sorvete americano,caçarola, pizza, Bolo de farinha de mandioca e arroz doce com bananacaramelizada.

Nos próximos dias a escola também vai receber mais pessoasda comunidade entre elas, a Vereadora Elizabete Mianes, as Professoras Lenir eAnabel, e ainda, a cozinheira de mão cheia, Dona Edite.

"Nem a alta gastronomia pode substituir o prazerdas receitas registradas em nossa memória afetiva." (Projeto Uma terra, muitos sabores- E.E.F. Ondina Maria Dias)

Confira mais fotos do projeto em nosso álbum!

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Escola Ondina Maria Dias)