Projeto nas escolas ensina importância da boa higiene bucal

04/04/2012

A Secretaria de Saúde de Tijucas, iniciou nesta semana asatividades de prevenção em Saúde Bucal nas escolas municipais e estaduais paracrianças entre 5 a 12 anos de idade.

O projeto Intitulado "Sorrindo com o Dente Juca", está sendo executadopor equipes de Saúde Bucal e visa orientação em higiene bucal por meio depalestras com macromodelos e atividades lúdicas, entrega de Kits de higienebucal e realização de bochechos com flúor.

"Aos poucos todas as escolas do município estarão sendoassistidas pelas equipes de saúde bucal" - afirma a Coordenadora de Saúde Bucalde Tijucas, Vanessa Roslindo Lovatto.

Para realizar o trabalho os cirurgiões dentistas fizeram umtreinamento especial com a equipe que executa o projeto. O curso foi ministradona última sexta-feira (30). Segundo a coordenadora, além das atividades deprevenção, a Secretaria Municipal de Saúde também está fazendo um levantamentoepidemiológico das crianças que estão na faixa etária de 12 anos. Segundo eles,esta idade é preconizada pelo Ministério da Saúde, para o diagnóstico dacondição de saúde bucal das crianças.

Ainda segundo a coordenadora, "a Educação em Saúde, nosprimeiros anos de vida escolar é fundamental para despertar o interesse emmanter uma boa saúde bucal".

Mais informações sobre o programa pelo telefone (48)3263-8817.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Coordenação de Saúde Bucal de Tijucas)