Projetos inovadores estimulam alunos da rede municipal

10/04/2012

As escolas da rede municipal de ensino de Tijucas estãosurpreendendo pais, professores e até mesmo os próprios alunos com aimplantação de projetos inovadores e de efeitos altamente positivos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, asunidades escolares têm elaborado atividades diversas com os alunos paramotivá-los ao estudo e com isso, acabam agregando também a participação dospais.

Exemplo disso é a Escola Ondina Maria Dias que entre outrasiniciativas, está realizando o "Oba, é hora do recreio"!

Elaborado pela direção da escola, o projeto visa envolver osalunos na hora do intervalo de aulas, incentivando-os a praticar atividadessaudáveis, que estimulam o raciocínio e ao mesmo tempo integram as crianças.Para isso foram resgatadas brincadeiras tradicionais como: pula corda, jogo depetecas, pula elástico, amarelinha e até mesmo pingue-pongue, que é praticadoem uma mesa colocada no pátio da escola especialmente para a prática do esporte.

Além disso, os alunos também receberam um  incentivo a mais na hora da merenda, a qualpassou a ser servida em forma de Buffett, dando mais liberdade aos alunos nahora de se servirem.

"Temos notado uma mudança muito grande na postura dos alunosque agora revelam mais paciência na hora do recreio, não ficam apenas correndopela escola e se machucando como antes e ainda, estão se alimentando muitomelhor" - diz a Diretora Paula Rosa.

De acordo com as professoras, a brincadeira não ficarestrita à escola. Muitos alunos afirmam estar levando a ideia para casa e osjogos acabam acontecendo também com a presença dos pais, fazendo uma verdadeiraextensão da escola em seus lares.

A Secretária de Educação, Lorena de Oliveira Silva afirmaque assim como fez na Ondina Maria Dias, também estará visitando as demaisunidades para conhecer e incentivar práticas educacionais como esta.

"Todas as escolas desenvolvem projetos muito interessantesque precisam ser valorizados e acima de tudo, conhecidos pela nossa comunidade.Por isso vamos intensificar as visitas às unidades escolares e com isso,divulgaremos de forma mais ampla o que está sendo feito de relevante em cadauma delas" - afirma a Secretária.

Além do projeto "Oba, é hora do recreio", a Escola Ondina MariaDias também está com projetos em andamento como "Momentos extras pedematividades extras" e "Gincana Interclasse", que, entre outros objetivos, tempor finalidade prezar pelo patrimônio da escola, estimular o respeito aoscolegas, professores e demais funcionários da escola, além de incentivar o usodo uniforme e o cumprimento de prazos na entrega de tarefas.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Escola Ondina Maria Dias)