Projovem Trabalhador: Tijucas é contemplada com cursos do Programa

27/01/2011

O Município de Tijucas terá a oportunidade de oferecer aos seus jovens dois cursos profissionalizantes promovidos pelo Programa Projovem Trabalhador.

De acordo com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, a qual é vinculada o Sine de Tijucas, nosso município foi contemplado com os cursos de Alimentação (para formação de chapista, cozinheiro auxiliar, repositor de mercadorias e garçom) e também de Serviços Domésticos (para formação de faxineiro, porteiro, empregado doméstico, caseiro).

O Projovem Trabalhador, sub modalidade Juventude Cidadã, é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, e que é implantado por intermédio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação.

O projeto tem como público alvo jovens de 18 a 29 anos que estejam em situação de desemprego e sejam membros de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo, e que, em virtude de suas condições sócio-econômicas, têm maior dificuldade de inserção na atividade produtiva, ou seja, de maior vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho.

Os cursos terão duração de 350 horas, distribuídas em seis meses de estudos. Durante este período, os alunos que freqüentarem as aulas farão jus a uma bolsa no valor de R$ 100,00 (cem reais) mensais, num total de R$ 600,00 (seiscentos reais) de benefício por aluno.

A Inscrição dos jovens já pode ser feita no Sine de Tijucas através do preenchimento de uma ficha padronizada encaminhada pelo programa.

Além das vagas abertas à comunidade, o programa também terá outra vertente em Tijucas. A partir de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos, o Presídio Regional de Tijucas foi procurado a fim de estabelecer uma parceira ao montar uma turma de alunos formada por detentos. A implantação do projeto na unidade ainda não foi firmada porque apesar do interesse de ambas as partes, existe uma série de exigências a serem analisadas antes de concretizar a parceria.

De acordo com o Diretor do Presídio Regional de Tijucas, Edemir Alexandre Camargo Neto, "temos muito interesse em realizar este projeto na unidade e por isso estamos estudando a melhor forma de implantá-lo, no entanto, é preciso garantir que poderemos atender a todas as exigências do programa sem comprometer a segurança do presídio e de todos os envolvidos no projeto" - disse o Diretor. Ele também afirma que além destas questões, a implantação do projeto também vai depender do interesse dos detentos em participar da iniciativa.

Os detalhes para implantação do Projovem em Tijucas estão sendo tratados com Regina Reck, Psicóloga da COOPESC (Cooperativa responsável pela implantação do Projovem em Santa Catarina) e também pela Secretária de Cultura, Juventude e Direitos Humanos de Tijucas Adriana Porto Faria, pelo Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Tijucas Celso Leal e ainda, pela responsável pelo Sine de Tijucas, Iane Faial Serpa.

Mais informações sobre o programa no Sine de Tijucas pelo telefone (48) 3263-0937.

(Texto: Karina Peixoto | Imagens: Logo do Programa)