Realizada primeira reunião da Comissão do Hospital

10/04/2013

Foi realizada no final da tarde desta terça-feira (09) noGabinete do Prefeito de Tijucas, a primeira reunião da Comissão Especialformada durante Audiência Pública da Câmara de Vereadores na últimasegunda-feira (08) para acompanhar o caso do Hospital São José e MaternidadeChiquinha Gallotti, que ameaçam paralisar o atendimento pelo SUS em suasunidades.

A comissão conta com a participação do Prefeito ValérioTomazi e da Secretária Municipal de Saúde, Rosicler Furtado como representantesdo Poder Executivo, do Contador do Hospital São José, Jean Carlos dos Santos, representandoa Sociedade Divina Providência, do Vereador Vilson Porcíncula representando oPoder Legislativo e do ex-vereador Adalto Gomes, como representante dosusuários do hospital.

Durante o encontro os integrantes da comissão discutiram ospontos principais da crise enfrentada pela Sociedade Divina Providência paramanter o hospital em funcionamento e em seguida definiram algumas açõesestratégicas para busca de apoio e medidas concretas a níveis municipal, estaduale federal.

"O que deixamos claro em todas as ocasiões e hoje reforçoneste encontro da comissão é que o Hospital não quer mais resoluções paliativas,queremos algo definitivo" - diz o contador Jean.

Em sua explanação ele falou sobre a dificuldade de manter osmédicos de sobreaviso e apresentou como necessidades essenciais parafuncionamento do Hospital e Maternidade, a existência de no mínimo 6especialidades,sendo elas: clínico geral, ortopedista, cirurgião geral, anestesista,pediatra e obstetra, todos atuando em regime de sobreaviso.

Ainda durante a reunião, a comissão também pediu ao Hospitaluma planilha mais detalhada das receitas e despesas, incluindo valoresrecebidos com internações e outros itens, a fim de identificar com precisão amelhor maneira de colaborar com a entidade.

Ao final do encontro cada um dos integrantes ficouencarregado de agendar visitas a determinados setores e órgãos, retornando coma programação já na quinta-feira (11) quando será realizada a segunda reuniãoda comissão.

"Tenho certeza de que vamos encontrar caminhos para evitareste fechamento e conseqüentemente, esta grande perda para toda a população de Tijucase região" - disse o Prefeito.

(Texto: Karina Peixoto | Foto: Anderson de Castro)