Retomadas as obras de Esgoto Sanitário em Tijucas

13/04/2012

Foram retomadas nesta quinta-feira (12) as obras deimplantação da primeira etapa do sistema de esgoto sanitário em Tijucas.

O serviço está sendo executado pela COSATEL Construções,Saneamento e Energia Ltda. - empresa vencedora do processo licitatório - e teveinício na rua Ceará, no bairro Universitário.

De acordo com o Engenheiro Sanitarista do Samae, ValneiBeckhauser, esta primeira etapa da obra consiste na implantação de 40 km derede, incluindo a instalação de 8 estações elevatórias, 1 emissário de 500mmque vai passar sob o Rio Tijucas e ainda, a construção da estação de tratamentode esgoto que será instalada no lado oposto ao centro da cidade, às margens doRio.

"Com esta primeira etapa devemos atingir aproximadamente 45%da população de Tijucas atendida pelo sistema de tratamento de esgotosanitário. Numa segunda etapa este índice aumenta e com isso teremos ainda maisqualidade de vida e maior garantia de saúde à comunidade" - afirma oEngenheiro.

Ele ainda afirma que o esgoto que será tratado na Estação deTratamento de Esgoto terá redução de poluição em 95%, ou seja, sairá clarificadoe com baixo índice de poluição ao meio ambiente.

Segundo informações do gestor do contrato com a COSATEL,Aroldo João Costa, o serviço topográfico para construção da estação detratamento já foi realizado e as obras devem ser iniciadas nos próximos dias.

A obra tem prazo de execução de 24 meses nesta primeiraetapa e vai atingir um custo total de R$ 14 milhões, sendo R$ 11 milhõesfinanciados pelo Ministério das Cidades, através da Caixa Econômica Federal e orestante, cerca de R$ 3 milhões, será repassado pelo Samae de Tijucas.

O engenheiro Valnei ainda explica que para amenizar ostranstornos ocasionados pela obra, toda a comunidade afetada será orientadapreviamente.

"Será feito um trabalho social neste sentido visitando ascasas das ruas em que serão feitas as intervenções para explicar o que seráfeito no local, a importância do projeto para os moradores da cidade e comoeles poderão lidar com os possíveis transtornos que surgirem durante a execuçãodo serviço" - complementa o Engenheiro.

"Além desta orientação, todas as áreas em que haveráexecução da obra serão cuidadosamente sinalizadas com a devida antecedência" -garante o Gestor do contrato da COSATEL.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)