Reunião com ANTT e Auto Pista define criação de um Fórum de Debates

21/02/2011

Uma reunião realizada na última semana em Palhoça foi o primeiro passo dado para a criação do Fórum Permanente de Debates, que pretende reunir mensalmente prefeitos catarinenses, em especial os 13 gestores dos municípios situados às margens da BR 101 onde estão as praças de pedágios, no trecho entre Garuva e Paulo Lopes. Os encontros também envolverão representantes da ANTT e da Auto Pista Litoral Sul.

O objetivo é criar um canal entre os gestores públicos catarinenses e os representantes dos referidos órgãos, para buscar respostas aos questionamentos da comunidade e das próprias autoridades.

A primeira reunião, coordenada pelo Prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, com apoio da Federação Catarinense dos Municípios (FECAM), contou com a participação dos prefeitos catarinenses, do superintendente da Auto Pista Litoral Sul, Marcio Protta e de Mário Mondolfo, representando o presidente da ANTT, Bernardo Figueiredo.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Palhoça, o tom de critica e de desabafo dos prefeitos marcou a reunião. Eles queriam saber afinal de contas de quem é a responsabilidade e competência para a construção para acessos, obras e até de empreendimentos às margens das rodovias federais. "Ficou claro que a competência é toda da concessionária. Todas as construções às margens das rodovias federais são autorizadas pela Auto Pista Litoral Sul, com aval da ANTT" - diz a nota publicada pelo Portal de Palhoça.

Os prefeitos solicitaram, ainda, para agilizar e melhorar o relacionamento a implantação de um escritório da empresa concessionária Auto Pista Litoral Sul na região metropolitana, onde estão a maioria dos conflitos. E, de quebra, a instalação de uma extensão da ANTT em Santa Catarina.

Outro assunto em pauta foi a realização de obras do rodoanel de desvio das BR 101 e BR 116. A execução de uma nova via que contornará a região metropolitana em 35 quilômetros depende, segundo Mondolfo, de um parecer do IBAMA de Brasília. Há nove meses foi solicitada a vistoria que até o momento não foi realizada.

Tijucas esteve representada na reunião pela Procuradora do Município, Michele Peixer Pereira dos Santos, que esteve acompanhada do Secretário de Indústria, Comércio e Turismo Celso Leal, do Secretário de Obras Elói Pedro Geraldo e do Diretor de Trânsito Gerson Henrique Marcelino.

O próximo encontro do Fórum Permanente de Debates está agendado para o dia 15 de março em Palhoça.

(Texto: Karina Peixoto com base em informações publicadas pela Assessoria de Imprensa de Palhoça / Foto: Portal Palhocense)