Reunião com Prefeito emociona moradores do Casarão

16/09/2010

O Prefeito Municipal de Tijucas, Elmis Mannrich, recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira (15) os moradores da Rua Alvina Simas Reis, conhecida localidade Casarão, atingida por um incêndio no início deste mês.

Recebendo toda a assistência da Administração Municipal desde o dia do incêndio, os moradores foram surpreendidos com uma excelente notícia na reunião desta quarta-feira.

Acompanhado da Secretária de Ação Social Sheila Dias Machado, o Prefeito anunciou aos moradores que a Administração Municipal construirá 22 novas casas de 36m² em alvenaria em um loteamento que será aberto especialmente para esta obra na localidade do Jardim Progresso.

Inicialmente, a vontade de permanecer no mesmo local falou mais alto para alguns dos atingidos, no entanto, todos acabaram entendendo os argumentos do Prefeito que defende a construção das novas casas em outro ponto da cidade.

"Aquele terreno onde vocês estavam é de propriedade da Apae e eles precisam daquela área de volta. No entanto, mesmo que o terreno fosse do Município ou até mesmo de vocês, ali não teríamos espaço suficiente para construir nem mesmo metade das 22 casas que vamos fazer. Por isso é importante que vocês compreendam a necessidade de irem para outro local onde ganharão mais espaço, terão suas casas individuais, seguras e bem construídas, e assim, com certeza terão mais qualidade de vida" - disse o Prefeito.

Emocionados, os moradores visualizaram o desenho das casas no projeto arquitetônico e ao final agradeceram ao Prefeito com uma salva de palmas.

Os preparativos no terreno para dar início à construção das casas devem começar já na próxima segunda-feira (20). De acordo com o Secretário de Obras, Elói Pedro Geraldo e do Arquiteto e Urbanista da Prefeitura Fábio Coelho, presentes na reunião, no início da próxima semana já devem ser definidos os lotes a serem ocupados, providenciando também a abertura da rua.

O local receberá obras de infra-estrutura, com instalação de iluminação pública, além de placas de sinalização e outras ações que visem urbanizar a área.

Um dos moradores beneficiados pelas novas casas, Daniel da Silva, que mora há mais de 28 anos na localidade atingida, recebeu a notícia com satisfação. "Nem esperava que iríamos receber uma notícia tão boa. Parece um sonho" - diz ele.

Na ocasião o Prefeito Elmis também informou aos moradores que a partir de uma reunião realizada na semana passada, entidades e imprensa estão unidas em uma comissão que também pretende angariar recursos para a construção das casas.

"Temos muitas dificuldades, mas diante da situação em que vocês estavam e do fato que ocorreu, não podemos deixar de ajudá-los. De uma forma ou de outra essas casas vão ser construídas e aos poucos vamos mudar a realidade do Casarão" - disse o Prefeito ao encerrar a reunião, pedindo ainda, que todos os beneficiados ajudem a preservar o novo bem, mantendo as novas casas sempre bem cuidadas e organizadas.

(Texto e fotos: Karina Peixoto)