Reunião define estratégias de conscientização do Saneamento em Tijucas

27/06/2012

As obras de implantação do sistema da rede coletiva detratamento de esgoto em Tijucas já estão em andamento e com isso, surge anecessidade de um trabalho específico de divulgação e conscientização dacomunidade.

Pensando nisso a equipe responsável pelo acompanhamento daobra reuniu nesta terça-feira (26) no Samae de Tijucas membros da equipe deEstratégia de Saúde da Família, Secretaria da Educação e Diretoria deComunicação do Município para definir as estratégias de divulgação do projeto.

Durante a reunião, conduzida pela Diretora de ControleInterno da Prefeitura Lélia Ternes e pelo Engenheiro Sanitarista ValneiBeckhauser, foram explicados detalhes do processo de implantação do sistema deesgoto e do que isso vai representar para a comunidade no futuro.

"Precisamos que a sociedade entenda o que está acontecendona cidade e o que isso vai representar futuramente, pois trata-se de algo muitoabrangente e que trará inúmeros benefícios à saúde de toda a população" - disseo engenheiro.

Segundo ele, o projeto está em sua primeira etapa,utilizando recursos oriundos de financiamento no valor de R$ 14 mi. Destetotal, pouco mais de R$ 3 mi são oferecidos como contrapartida da AdministraçãoMunicipal, através do Samae. Na segunda etapa, serão aplicados recursos daFUNASA na ordem de R$ 9 mi, a fundo perdido.

"Atualmente somente 15% da população de Santa Catarina contacom sistema de tratamento de esgoto. Por isso, Tijucas está muito a frenteneste sentido e é preciso que todos compreendam a importância e a necessidadedesta obra" - complementou.

A empresa contratada já está trabalhando em algumas ruas domunicípio, a começar pelo bairro Universitário. Nestes pontos, a comunidade jácomeça a sentir os efeitos da obra com alguns transtornos inevitáveis.

"É neste momento que precisamos da atuação de todos vocês,agentes de saúde e também dos professores da rede municipal, levando informaçãoe orientações aos moradores afetados" - disse a Diretora de Controle Interno.

As ações de divulgação do saneamento fazem parte do ProjetoSocial da obra. Nele está prevista a confecção de materiais informativos, comocartilhas, panfletos e outros instrumentos que auxiliem no processo deconscientização da comunidade.

A Secretária de Educação, Lorena de Oliveira Silva, quetambém esteve na reunião, colocou as escolas à disposição do programa.

"Acredito que a escola será fundamental neste processo e porisso coloco a rede municipal à disposição da equipe para que sejam repassadasas informações aos professores e a partir deles, aos alunos, para que amensagem chegue aos pais, e assim por diante" - disse a Secretária.

A Diretoria de Integração e Comunicação Social da Prefeiturajá está trabalhando na elaboração dos materiais informativos e também vaiauxiliar na propagação do projeto nos meios de comunicação local.

Para iniciar a divulgação, uma página específica sobre asobras de saneamento será criada no Portal Eletrônico do Município onde também estará divulgado um endereço de email destinado a receber dúvidas,sugestões e outras manifestações de quem queira esclarecimentospor parte da equipe coordenadora do projeto.

Para manter contato com os responsáveis, escreva para [email protected].

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)