Reunião no Morretes discute problemas na BR 101

05/11/2009

O Prefeito Elmis Mannrich esteve na localidade de Morretes na noite desta quarta-feira (04) para uma reunião sobre os problemas que a comunidade tem enfrentado por conta da concessão da rodovia BR 101.

O objetivo principal foi esclarecer alguns pontos em que, tanto a comunidade quanto a própria Administração Municipal têm sido prejudicadas pela concessionária, em especial no que diz respeito ao acesso à localidade e às obras de manutenção das margens da rodovia.

Durante o encontro o Procurador Geral do Município de Tijucas, Rodrigo Walter, relatou aos moradores que a Autopista Litoral Sul não permite que a manutenção das margens seja feita pela Administração ou por quem quer que seja, e as vezes em que funcionários da Prefeitura começaram a trabalhar nestes locais a concessionária interviu e proibiu terminantemente a continuidade do serviço, gerando mais tarde duas notificações judiciais e ameaça de envolvimento do poder policial.

O Prefeito Elmis, indignado com a impossibilidade de realizar tais melhorias, explicou à comunidade que já fez todos os encaminhamentos possíveis para que houvesse esta liberação, no entanto, nem mesmo as reuniões realizadas junto à Autopista Litoral Sul surtiram efeitos positivos para o Município.

"Não nos permitem cuidar de nossos trevos, dos acessos aos bairros às margens da rodovia e, no entanto, também não fazem a manutenção que precisa ser feita. Precisamos que vocês estejam cientes de nosso esforço e ao mesmo tempo, entendam que estamos de mãos atadas diante das imposições da concessionária" - afirmou o Prefeito.

Além da proibição de manutenção dos acessos, outros problemas graves causados pela Concessionária também foram discutidos na reunião. Um deles é a antiga solicitação de um viaduto ou passagem de nível para acesso aos moradores que, atualmente, precisam trafegar mais de seis quilômetros até encontrar o primeiro retorno que fica já no município de Biguaçu. Com isso, os cidadãos se deslocam até o município vizinho e retornam mais seis quilômetros para ter acesso ao bairro Morretes.

Outro problema abordado foi a questão da água, tendo em vista que sete residências da localidade estão sem receber água tratada porque a concessionária também não permitiu a passagem de tubulação específica às margens da BR, embora a Administração e o Samae de Tijucas tivessem projetado a obra para vários metros distante da pista.

Os moradores ficaram cientes da situação e se mostraram dispostos a promover manifestação popular, de forma conjunta, caso a concessionária não se posicione favoravelmente às reivindicações de Tijucas.

UNIDADE DE SAÚDE

Ainda durante a reunião, o Prefeito Elmis e o Secretário de Saúde Sérgio Murilo Cordeiro aproveitaram a ocasião para informar os moradores de Morretes que a comunidade local receberá uma Unidade de Saúde ampla e totalmente equipada com consultório odontológico, salas de vacina e outras dependências. O projeto já está sendo desenvolvido e a previsão é de que as obras sejam iniciadas em 2010.

(Texto e Fotos: Karina Peixoto)