Reunião propõe novos rumos para o Hospital de Tijucas

30/04/2013

Uma nova reunião foi realizada nesta terça-feira (30) noGabinete do Prefeito Municipal de Tijucas, Valério Tomazi para tratar dopossível fechamento da emergência do Hospital São José.

O encontro contou com a presença de representantes daSecretaria de Estado da Saúde, do Deputado Estadual Volnei Morastoni, daSecretária Municipal de Saúde de Tijucas, Rosicler Furtado e da Diretoria doHospital São José e Maternidade Chiquinha Gallotti, tendo como representante principala Diretora do Hospital Irmã Enedina Sachett.

Na oportunidade a Secretaria de Estado da Saúde trouxe paraTijucas propostas que praticamente dobrariam o recurso recebido pelo hospitalpor parte do Estado.

Para isso foi proposta a inscrição do Hospital de Tijucas noprograma de "Porta Aberta para Urgência e Emergência", o que possibilitará orepasse de R$ 100 mil a mais para a unidade. Além deste montante, também foioferecido o aumento no valor das consultas de urgência e emergência, passandodos atuais R$ 15 mil para aproximadamente R$ 30 mil por mês. Isso, sem contarcom os valores repassados pelos processos de produção que também devem aumentar.

A proposta do Governo ainda inclui a instalação de 10 novos leitospara o Hospital de Tijucas, sendo 5 leitos de retaguarda clínica (para atendimentode casos mais simples e que não podem ultrapassar o prazo de 15 dias parainternação do paciente) e mais 5 leitos de alta complexidade, os quais serãoocupados de acordo com determinação do médico regulador.

Associado a todos estes valores, também estaria o repassevia convênio com o Município, que mais uma vez teve a renovação oferecida pelaAdministração Municipal.

Diante deste conjunto, entende-se que a administração do Hospitalde Tijucas teria, somado aos valores que já recebe, um montante deaproximadamente R$ 400 mil por mês para custeio.

Também foi informado pelo Estado que um pedido de convêniopara reforma da estrutura física da unidade, incluindo pintura de toda afachada e outras melhorias, também já foi inscrito no Governo do Estado e podeser liberado em breve.

As propostas trazidas são resultado das reivindicações doMunicípio de Tijucas feitas durante a última reunião com o Governo do Estado,na qual também se fizeram presentes o Prefeito de Tijucas, a Secretária Municipalde Saúde e, também, representantes da Sociedade Divina Providência.

"Desde que a situação foi trazida à discussão não temosmedido esforços para auxiliar o hospital e evitar esta interrupção noatendimento pelo SUS. Agora, cabe à gerência do hospital aceitar as propostasfeitas pelo Governo do Estado e também por nós, da Administração Municipal" -diz o Prefeito.

Na oportunidade também foi mencionado pelo Deputado Estadualque o Governo Federal passou a ter um novo entendimento com relação ao repassede recursos para unidades de saúde do país e que tão cedo não devem ser feitosreajustes na tabela SUS.

"O Município de Tijucas está sendo privilegiado com aspropostas que estão sendo feitas ao hospital e se perdermos este momento, nãose sabe quando uma nova oportunidade como esta surgirá"- afirmou o Deputado.

Ao final da apresentação das propostas, feita pelaSuperintendente de Planejamento da Secretaria de Saúde de SC, Karen CristinaGeller Leopoldo, a Irmã Enedina afirmou que pensaria se aceitaria ou não aproposta oferecida e justificou que os repasses ainda não seriam suficientespor conta dos altos valores exigidos pelos médicos para trabalharem no regimede sobreaviso.

"Eu gostaria de dizer que está tudo ótimo, que vamos resolvero problema, mas a realidade é que nem mesmo assim eu consigo efetuar opagamento dos médicos, já que eles exigem altos valores para cumprimento do sobreaviso.Com isso, se negam a vir e acabamos ficando sem profissionais que queiram virpara Tijucas" - afirma a Irmã, responsável pela Administração do Hospital.

A Coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da Secretariade Saúde de Santa Catarina, Ana Búrigo, ficou surpresa ao conhecer o valorrepassado aos médicos e afirmou que nem mesmo em grandes centros estão sendopagos valores tão altos pelos procedimentos como aqui em Tijucas.

Pelo que foi apresentado durante a reunião, o grupo chegou àconclusão de que o Hospital se tornou refém dos médicos e precisa determinarvalores para pagamento da escala de sobreaviso. "Aqueles que não se adaptaremou não quiserem trabalhar pelo valor oferecido, devem sair e outros virão" - disseo Deputado.

Para que a proposta oferecida seja concretizada, é precisoseguir alguns passos para credenciamento da unidade no programa Porta Aberta deUrgência e Emergência. Caso a Sociedade Divina Providência aceite a proposta,nos próximos dias a Administração Municipal fará todo o trâmite necessário paraencaminhar a documentação exigida e buscar a vinda do recurso no menor tempopossível.

"Vamos para casa pensar, fazer as contas e aí sim dizer sevamos aceitar ou não" - disse a Irmã.

A Secretaria de Estado da Saúde se mostrou decepcionada pelareação da administradora, mas mesmo assim se manteve a disposição para darandamento ao processo.

"Estamos tristes porque achávamos que o Hospital de Tijucasiria comemorar a vinda destes recursos, porém nos mantemos à disposição paraseguir com o trâmite necessário. Vale ressaltar apenas que Tijucas foi um dospoucos municípios do estado que recebeu esta atenção, apesar de tantos outros,talvez até maiores e com maior grau de dificuldade também estarem em situação críticae necessitando deste suporte" - concluiu a Coordenadora Ana Búrigo.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)