Samae implanta bomba para aumentar volume de água distribuída

24/01/2012

Está sendo implantado hoje (24/01) pelo Samae de Tijucas um sistema de bombeamento que irá aumentar o volume de água tratada e distribuída à cidade. Para isso uma bomba está sendo instalada no meio da adutora, a aproximadamente 100 metros da Estação de Tratamento de Água.

O Engenheiro Sanitarista do Samae, Valnei Beckhauser, afirma que com a instalação deste equipamento "haverá um aumento significativo no volume de água tratada e distribuída em Tijucas" - diz.

Ele explica que atualmente a água vem da captação para a Estação de Tratamento por meio de um sistema de gravidade. "Com a instalação da bomba, a água continuará chegando também por gravidade, porém, com auxílio da bomba e em maior quantidade, aumentando o volume de água tratada de 6,5 milhões de litros por dia para 7,2 milhões de litros por dia" - complementa.

O Diretor do Samae de Tijucas, Márcio Rosa, afirma que a medida tem por objetivo atender melhor comunidade neste período crítico do verão em que costuma haver racionamento.

"É uma medida inicialmente provisória mas que certamente irá melhorar muito o abastecimento de água em Tijucas, especialmente nesta época do ano em que o consumo é elevado" - afirma.

Além da instalação da bomba, também foi preciso ampliar a capacidade de energia elétrica da comunidade de Itinga, a fim de possibilitar o funcionamento de um gerador. O sistema de energia já foi reforçado pela CELESC e a implantação do sistema de bombeamento deve ser finalizada até terça-feira da semana que vem, dia 31 de janeiro.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Samae de Tijucas)