Santur fará primeira pesquisa regionalizada no Vale do Rio Tijucas

07/02/2013

Com o objetivo deidentificar o público que circula entre Brusque e o Vale do Rio Tijucas, aSantur quer concretizar, em breve, um projeto piloto na região: a primeirapesquisa regionalizada do Estado. Por isso, na tarde da última terça-feira, 5de fevereiro, os Secretários de Turismo e alguns representantes dos municípiosda região, como Tijucas, Canelinha, São João Batista, Major Gercino, NovaTrento, Brusque, Botuverá e Guabiruba participaram de uma reunião com oPresidente da Santur, Valdir Rubens Walendowsky, na Pousada Portal do Vígolo,em Nova Trento. O encontro contou também com a participação do Prefeito de NovaTrento, Gian Francesco Voltolini, do representante do Gerente de Turismo da SDRBrusque, Armando Dalbosco e do gestor do Brusque Convention & VisitorsBureau, Jorge Ramos.

O Prefeito Municipalde Nova Trento, Gian Francesco Voltolini, juntamente com o Secretário deCultura e Turismo de Nova Trento, Eluísio Antonio Voltolini abriram a reunião.Disposto a atender todos os anseios da área turística, o chefe do poderexecutivo se colocou à disposição. "É muito importante a captação destasinformações para tomarmos decisões em parceria com as cidades vizinhas",destacou Gian.

O Presidente daSantur, Valdir Rubens Walendowsky fez uma breve explanação da atuação da Santurno Estado e no Brasil, a fim de desenvolver o turismo em todas as regiões."Precisamos trabalhar regionalmente. E essa pesquisa é para trabalharmos oturismo de forma regional. É necessário melhorarmos alguns aspectos, como aqualidade dos produtos oferecidos, o gasto médio por pessoa e o tempo depermanência aqui na região", citou Walendowsky. Para o presidente da Santur,esta pesquisa que pretendem identificar o público que circula na região, daráuma base para planejar ações em favor do turismo.

Como será realizada apesquisa

A gerente deplanejamento, Maria Tereza Büchele e o técnico em planejamento da Santur,Aloísio Luiz dos Reis, presentes na reunião, explicaram que a pesquisa só iráocorrer se houver cooperação de todos os municípios da região. "A Santur atuarána metodologia, acompanhamento, instrumentos, processamento de dados,relatórios, acesso a base de dados. Já os municípios devem contratarpesquisadores, nomear coordenadores locais, auxiliar com transporte einformações necessárias", assinala Maria Tereza.

A ideia de realizaresta pesquisa surgiu quando os próprios técnicos da Santur, que realizaram duaspesquisas em Nova Trento (uma sobre Turismo Religioso e outra na XX IncantoTrentino 2012), constataram que a região congrega diversos atrativos. "E,elegemos estes municípios do Vale do Rio Tijucas, além de Brusque, por ter umalocalização geográfica estratégica para este fim", explicam os técnicos.

Para tanto, osmunicípios que participarem deste projeto piloto, deverão apresentar umdiagnóstico de cada município, mostrando os hotéis, as demandas nas rodoviáriaslocais e o calendário de eventos. "Para sabermos qual é o fluxo normal e ospicos de visitação na região", pontua a gerente de planejamento, Maria TerezaBüchele. Durante 7 dias, farão observação e contagem de veículos nos municípiosde "saída" para as principais rodovias, como Brusque e Tijucas, estabelecendoos pontos de maior circulação de pessoas. E, em outros 7 dias, farão pesquisade campo.

Os municípiospresentes na reunião se comprometeram em conversar com os Prefeitos de seusmunicípios e confirmar participação no projeto piloto. A partir da adesão dosmunicípios, um novo encontro foi agendado, no qual será articulado a indicaçãode técnicos e coordenadores municipais. A reunião ocorre no dia 21 defevereiro, quinta-feira, com local a ser definido.

Participantes dareunião, em Nova Trento:

Antônio Cantalício Serpa(Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Tijucas)

Valdir RubensWalendowsky (Presidente da Santur)

Maria Tereza Büchele(Santur)

Aloísio Luiz dos Reis(Santur)

Armando Dalbosco (SDRBrusque)

Norberto João Maestri(Secretário de Turismo de Brusque)

Lenara Ramos (Brusque Convention & Visitors Bureau)

Jorge Luiz Ramos (Brusque Convention & Visitors Bureau)

Wagner Paulo Butsch(Secretário de Planejamento Urbano, Infraestrutura e Trânsito de Guabiruba)

Eluísio AntonioVoltolini (Secretário de Cultura e Turismo de Nova Trento)

Ivana Cadore (atua naSecretaria de Cultura e Turismo de Nova Trento)