Saúde alerta para Dia Mundial contra Hepatites Virais

26/07/2011

O Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais, foi oficializado pela Organização Mundial de Saúde como dia 28 de julho. Essa doença vem se destacando nas últimas décadas como um problema mundial de saúde pública, especialmente a partir dos anos oitenta, quando passaram a ser mais estudadas.

Desde 1994 foram notificados 13.293 casos de hepatite B e 7.349 casos de hepatite C em Santa Catarina. A doença é causada por diferentes tipos de vírus sendo os principais: vírus A, vírus B e vírus C. Pode apresentar-se de forma aguda ou assintomática, ou seja, sem apresentar sintomas aparentes.

A sintomatologia se apresenta com mal-estar geral, cefaleia, febre baixa, falta de apetite, vômito, fígado edemaciado, fezes esbranquiçadas e urina escura. Muitas vezes o paciente fica ictérico (amarelado). Algumas pessoas podem desenvolver a forma crônica da doença podendo permanecer por mais de seis meses com o fígado inflamado.

As hepatites virais são doenças graves e silenciosas. Muitas pessoas desconhecem a doença e suas formas de transmissão mesmo quando estão vivendo em um ambiente propício à contaminação. Com isso, muitas vezes estas doenças são diagnosticadas tardiamente, dificultando o tratamento. Quanto às formas de contágio, as hepatites virais podem ser classificadas em dois grupos:
Fecal-oral (vírus A e E): a contaminação depende de condições de saneamento básico e água, além de higiene pessoal e dos alimentos; Sanguínea (vírus B, C e D): assim como o HIV, a transmissão pode ocorrer pelo sexo desprotegido; da mãe para filho durante a gravidez e parto; ao compartilhar seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam.

Além do uso do preservativo, a maior estratégia para vencer esta epidemia silenciosa é a intensificação da aplicação da vacina contra hepatite B. Essa é considerada a maior arma na prevenção à doença, que tem como maior fator de risco a transmissão sexual (50%). A vacina pode ser encontrada nos postos de vacinação e é acessível a toda população com até 24 anos e outros públicos mais vulneráveis.

Toda gestante tem garantido seu direito à vacina contra hepatite B, independente da faixa etária.

Outro aspecto na feminização das hepatites B/C tem estreita ligação com o setor beleza, através de materiais cortantes utilizados por manicures e podólogos, da colocação de piercing ou da realização de tatuagens sem a esterilização adequada. Todos estes procedimentos se transformam em importantes mecanismos de transmissão da doença.

O IDEAL É QUE CADA CLIENTE LEVE O SEU PRÓPRIO KIT DE MANICURE E PEDICURE E TAMBÉM EXIJA DO SALÃO DE BELEZA MEDIDAS ADEQUADAS DE ESTERILIZAÇÃO.

(Fonte: SINAN/GEDST/DIVE/SES/SC)

A CAMPANHA EM TIJUCAS

Em Tijucas a Secretaria Municipal de Saúde fará ampla divulgação dos riscos trazidos pela doença no dia mundial de combate à Hepatite, celebrado neste dia 28 de julho. O trabalho está sendo coordenado por Mônica da Silva Goedert - Responsável pela Vigilância Epidemiológica e pela Coordenadora Vigilância em Saúde Karina Moschetta.

Mais informações pelo telefone (48) 3263-4452 e também neste material informativo: hepatite