Temporariamente indisponível
11/10/2012
No dia 20 de outubro o país vai celebrar o Dia Nacionalde Combate à Sífilis Congênita, doença que continua representando umgrande problema de saúde pública no Brasil.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a transmissãovertical da sífilis (de mãe para filho durante a gestação) pode ocorrer em qualquer fase dagravidez ou estágio clínico da doença materna. Além disso, especialistas afirmam que das várias doençasque podem ser transmitidas durante a gravidez, a sífilis é a que tem as maiorestaxas de transmissão.
De acordo com dados da Secretariade Estado da Saúde, somente em 2011 foram notificados 110 casos desífilis congênita em Santa Catarina, sendo que 82% das mãesrealizaram o pré-natal.
Como elementosfundamentais no enfrentamento da transmissão vertical da sífilis, as ações dediagnóstico e prevenção precisam ser reforçadas, especialmente no pré-natal e no parto. O ideal é que essasações fossem realizadas com a população em geral, ainda antes de a gravidez ocorrer.
"O uso de preservativos, o diagnóstico precoce e otratamento adequado também permitem a redução do número de casos novos de sífilis" - afirma a Coordenadora de Vigilância emSaúde de Tijucas, Andréa Agripo.
Outra forma de transmissão direta da sífilis pode ocorrer por meio docontato da criança com a mãe pelo parto vaginal, casoexistam lesões genitais maternas. Em alguns casos, podeocorrer aborto espontâneo, morte ao nascer, ou morte logo após o nascimento.
"Portanto, é importante o pré-natal adequado, comrealização dos exames para sífilis já no início da gravidez, possibilitando o diagnóstico e tratamento precoce" - diz aSecretária de Saúde de Tijucas Rosicler Furtado.
Para mais informações procure a Vigilância em Saúde de Tijucas que fica naUnidade de Saúde Dona Calina, no Bairro Praça e atende pelo telefone (48)3263-4452.
.
(Texto: Karina Peixoto | Foto: Imagem Ilustrativa)
© 2025. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil