Saúde confirma caso de H1N1 em morador de Tijucas

21/05/2012

A Secretaria Municipal de Saúde confirma que há um moradorde Tijucas infectado pelo vírus H1N1, a conhecida "Gripe A". Ele recebeu odiagnóstico no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, onde está internadodesde a última terça-feira (15).

O paciente tem 53 anos e de acordo com informações daSecretaria, ele chegou a ser atendido em Tijucas por conta de doençasrespiratórias, mas diante da suspeita de gripe A foi transferido do HospitalSão de José de Tijucas para a capital, onde segue em tratamento.

Em contato com o Hospital Nereu Ramos, os médicos informaramque o morador de Tijucas está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospitalem caso grave, porém, em condição estável.

A Secretaria de Tijucas informa, ainda, que até o momentoeste foi o único caso de gripe A confirmado neste ano envolvendo moradores doMunicípio.

A Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas permanece à disposiçãode todos que queiram receber mais informações e orientações sobre a doença. Bastaprocurar a unidade de saúde mais próxima ou o Departamento de Vigilância emSaúde que fica na Unidade de Saúde Dona Calina, no bairro Praça.

De acordo com a Coordenadora de Vigilância em Saúde deTijucas, Andréa Agrippo, além de todos os cuidados que se deve ter nesta épocado ano também é importante frisar que a campanha de vacinação continuaacontecendo em todo o estado.

"A campanha de vacinação contra a gripe segue até dia 25 demaio e estamos com vacinas disponíveis nos postos de saúde do Centro e da Praça.É preciso que as pessoas procurem as unidades para se vacinarem, principalmenteaquelas que fazem parte do público-alvo da campanha (gestantes, crianças de 6meses a 2 anos e idosos acima de 60 anos).

SOBRE A DOENÇA

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarinapublicou uma nota técnica sobre a H1N1 orientando as Secretarias Municipais sobre a doença. Conheça o documento: Nota Técnica 005 2012

Mais orientações também na Vigilância em Saúde deTijucas pelo telefone (48) 3263-4452.

(Texto: Karina Peixoto | Foto: ilustrativa)