Saúde de Tijucas capacita servidores do SUS

22/08/2011

O Município de Tijucas sediou na última terça-feira (16) e sedia novamente hoje (23), no auditório da Univali, a Capacitação em Humanização da Saúde (HumanizaSus) para servidores de Tijucas. O treinamento faz parte da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), que é voltada para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores do SUS.

Compreendida como uma proposta de ação capaz de contribuir para a necessária transformação dos processos formativos e das práticas pedagógicas e de saúde, a política abarca também a organização dos serviços e constitui-se num trabalho articulado entre o sistema de saúde, em suas esferas de gestão, e as instituições formadoras, com vistas à identificação de problemas cotidianos e à construção de soluções.

Em Tijucas a capacitação está sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde e está sendo feita "para trabalhadores do SUS, inclusive do Hospital São José e Maternidade Chiquinha Gallotti" - afirma Karina Wolff, Coordenadora da ESF no Município.

Segundo o Secretário de Saúde, Serginho Cordeiro, a capacitação destina-se ao público multiprofissional, objetiva a transformação das práticas técnicas e sociais e utiliza práticas pedagógicas centradas na resolução de problemas, geralmente por meio de supervisão dialogada e oficinas de trabalho realizadas, preferencialmente, no próprio ambiente de trabalho. "Temos que aproveitar a experiências de nossos funcionários para que possam auxiliar os novos que ingressaram pelo Concurso Público, promovendo a troca de experiências", destacou o Secretário.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre as Secretarias de Saúde do Estado, do Município de Tijucas e do Ministério da Saúde.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Secretaria de Saúde de Tijucas)