Saúde de Tijucas lança Programa de Controle a Diabetes

08/07/2013

Foi lançado nesta segunda-feira (08) em Tijucas o Programa "Controlandoa Diabetes" - projeto realizado na Secretaria Municipal de Saúde em parceriacom os Governos Estadual e Federal.

Trata-se de um programa de acompanhamento e orientação apacientes diabéticos cadastrados na rede municipal de saúde e que fazem usocontínuo de insulina.

Além de receber orientações diversas através de encontrosperiódicos que serão promovidos pela Secretaria, os pacientes cadastrados eparticipantes do programa também recebem um kit contendo aparelho e fitas decontrole do nível de glicose.

O Prefeito Municipal de Tijucas, Valério Tomazi participoudo encontro de lançamento do programa no qual também se fizeram presentes ospacientes atendidos pela rede municipal de saúde. Na oportunidade ele falousobre a importância de executar este projeto em nosso município e desejou quetodos fizessem bom uso dos equipamentos e das orientações que estavamrecebendo.

Em seguida o Prefeito fez a entrega de um dos kits deacompanhamento ao paciente João José Cruz, o qual representou todo o grupopresente.

De acordo com a Coordenadora de Controle, Avaliação eAuditoria da Secretaria Municipal de Saúde, Karina dos Santos Wolff, atualmenteTijucas conta com 219 insulinodependentes cadastrados na Secretaria Municipalde Saúde. Segundo ela, a participação dos pacientes neste grupo de apoio eorientação será de extrema importância para o tratamento.

"Nestes encontros os pacientes receberão informações sobre adoença, além de orientações quanto à alimentação adequada, a importância da práticade exercícios físicos, uso correto dos medicamentos, entre outros dados quecolaborem com a melhoria na qualidade de vida destes pacientes" - afirmou aCoordenadora.

Na sequência, a Coordenadora de Estratégia da Saúde emFamília, Franciele Batista de Oliveira detalhou o funcionamento e o cronogramado programa, além de orientar os pacientes sobre o uso dos equipamentosrecebidos, já que todos assinaram um termo de responsabilidade para uso epreservação do kit.

"Esperamos que todos utilizem este kit a seu favor, zelandopelo bom funcionamento destas ferramentas que se tornam verdadeiras aliadas dosdiabéticos. Para isso toda nossa equipe está à disposição de vocês naSecretaria Municipal de Saúde para tirar dúvidas e orientá-los no que fornecessário" - disse.

Para obter mais informações sobre o programa "Controlando aDiabetes" procure a Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas ou ligue para (48)3263-8811.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)