Prefeito e Secretária de Tijucas participam de eventos em Brasília

06/02/2013

O Prefeito de Tijucas,Valério Tomazi, esteve em Brasília na última semana para participar do Encontro Nacional dosNovos Prefeitos e Prefeitas com a Presidenta Dilma Rousseff e Ministros da República.

O evento teve como objetivo apresentar aos novos gestoresmunicipais os programas do governo federal e de que maneira eles têm reflexodireto nas Prefeituras.

Segundo o Prefeito, na ocasião, o governo federal disponibilizou uma série de recursosem diferentes áreas para os municípios, orientando-os também a como sehabilitar para receber esses recursos, incluindo informações sobre prazos,datas, entre outros.

Valério ainda afirma que o Encontro também foi positivo para estabelecercontato direto com diversas lideranças ligadas ao estado de Santa Catarina,entre elas, Deputados Estaduais, Federais e Ministros.

"Tivemos a oportunidade de conversar com diversos líderes amigos deTijucas e com isso trouxemos de lá excelentes expectativas para o nossomunicípio" - disse.

SECRETÁRIA DE SAÚDE TAMBÉMESTEVE EM BRASÍLIA

Também durante a última semana a Secretária Municipal de Saúde de Tijucas, RosiclerFurtado, esteve em Brasília para participar do eventointitulado "Acolhimento Nacional aos Secretários e Secretárias Municipais deSaúde".

O encontro foi realizado no Centro de Eventos Brasil 21 econtou com a presença do Ministro da Saúde Alexandre Padilha, além de diversasautoridades como, presidentes de Conselhos Nacionais e demais órgãosligados à saúde.

Ao todo cerca de 2,5 mil Secretários Municipais participaramdo evento que teve como tema central "É tempo de diminuir a espera. É tempo desaúde".

Em sua fala, o Ministro abordou os avanços e desafios do SUS(Sistema Único de Saúde) no Brasil e assinou alterações em várias portarias.

De acordo com a Secretária de Saúde de Tijucas, o objetivoprincipal do encontro foi repassar aos gestores informações sobre os programas doMinistério da Saúde que podem ser implantados nos municípios.

Para isso foram disponibilizadas aos secretários, salasespeciais durante todo o encontro para realização de consultoria com equipestécnicas e participação em oficinas temáticas.

Segundo informações repassadas pelo Ministro da Saúde, "com aforça dos municípios será possível transformar a realidade da saúde no Brasilassumindo o compromisso com o atendimentohumanizado, oferecendo mais rapidez e com isso, menos tempo de espera; atençãoespecial às mulheres, crianças e pessoascom deficiência; e ainda, com a qualificaçãoda gestão a partir da otimização de recursos e combate a desperdícios".

"Assumindo esses compromissos poderemos sim, garantir que ousuário receba o atendimento com a qualidade que merece e necessita" - afirmou aSecretária

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas | Divulgação Governo Federal)