Saúde de Tijucas participa de oficina em Brasília

20/07/2011

O Secretário Municipal de Saúde de Tijucas, Sérgio Murilo Cordeiro, está em Brasília participando da 1ª Oficina para implantação do Projeto QUALIDIA-"EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O AUTOCUIDADO E AVALIAÇÃO CONTÍNUA DA QUALIDADE DA ATENÇÃO AO DIABETES NO BRASIL".

O objetivo do projeto é buscar alternativas para a promoção da saúde de pacientes portadores de doenças crônicas, tais como diabetes e hipertensão, visando promover atividades que contribuam para melhoria da qualidade de vida das pessoas.

No evento estão representantes e técnicos do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, Frente Parlamentar da Saúde, Secretarias de Estado da Saúde do Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Desses estados há representantes de municípios com até 10 mil habitantes, de 10 mil a 100 mil habitantes e também das capitais.

Diante das ações desenvolvidas no município para promover a saúde, a cidade de Tijucas foi selecionada para representar os municípios de 10 a 100 mil habitantes. A escolha do município é motivo de satisfação para o Prefeito Elmis Mannrich e também para o Secretário de Saúde de Tijucas, Sérgio Murilo Cordeiro.

Segundo ele, "é um orgulho muito grande para esta gestão saber que nossas ações de Promoção à Saúde servirão de base para esse Projeto Piloto que vai trazer benefícios enormes para toda a população que procura os serviços de Saúde. A responsabilidade é grande, mas estamos cientes e preparados para levar o Projeto QualiDia aos demais municípios", declarou o Secretário que prestigia o evento acompanhado da enfermeira Caroline Fabre Lueneberg, Coordenadora da Atenção Básica do município.

Além de Tijucas, participam do evento os municípios catarinenses de Antônio Carlos representando os municípios com até 10 mil habitantes e Florianópolis por ser a capital.

A Oficina segue até esta quinta-feira (21), e contará com a participação da Dra. Sandra Delon, pesquisadora canadense mundialmente conhecida por ser a criadora do Programa Implementing the Chronic Care Model: a Canadian Perspective, programa este reconhecido no mundo inteiro na Promoção da Saúde.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Secretaria da Saúde de Tijucas)