Hanseníase: Esta é a Semana Nacional de Combate à doença

27/01/2010

De 25 a 31 de janeiro, Secretarias de Estado e Municipais de todo o país se mobilizam em uma Campanha de combate à Hanseníase.

Em Tijucas a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, está promovendo diversas ações de orientação e conscientização da comunidade, incluindo panfletagem no comércio, postos de saúde e outros pontos de grande circulação de pessoas na cidade, e ainda, com publicação de material informativo na imprensa, com matérias jornalísticas e entrevistas em rádios locais.

De acordo com site especializado, "a hanseníase é uma doença infecciosa, de evolução crônica (muito longa) causada pelo Mycobacterium leprae, microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. A doença tem um passado triste, de discriminação e isolamento dos doentes, que hoje já não existe e nem é necessário, pois a doença pode ser tratada e curada.

A transmissão se dá de indivíduo para indivíduo, por germes eliminados por gotículas da fala e que são inalados por outras pessoas penetrando o organismo pela mucosa do nariz. Outra possibilidade é o contato direto com a pele através de feridas de doentes. No entanto, é necessário um contato íntimo e prolongado para a contaminação, como a convivência de familiares na mesma residência. Daí a importância do exame dos familiares do doente de hanseníase.

A maioria da população adulta é resistente à hanseníase, mas as crianças são mais susceptíveis, geralmente adquirindo a doença quando há um paciente contaminante na família. O período de incubação varia de 2 a 7 anos e entre os fatores predisponentes estão o baixo nível sócio-econômico, a desnutrição e a superpopulação doméstica. Devido a isso, a doença ainda tem grande incidência nos países subdesenvolvidos".

O médico Dermatologista da Secretaria da Saúde de Tijucas, Dr. Marcos Júnior explica que quanto mais cedo identificar a doença, mais fácil é o tratamento. "Ao perceber sintomas que podem indicar hanseníase, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima e buscar atendimento médico o quanto antes para realização de exames e elaboração do diagnóstico adequado" - afirma.

Em caso de suspeita de hanseníase, procure a Secretaria de Saúde de Tijucas. Mais informações na Vigilância em Saúde pelo telefone (48) 3263-2887.

(Informações obtidas no site www.dermatologia.net)

(Texto: Karina Peixoto | Foto: Banco de imagens)