Saúde promove campanha contra a Dengue

22/11/2012

A Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas realizou nosmeses de setembro e outubro deste ano uma campanha de orientação sobre a Dengue nas escolas da redemunicipal de ensino.

Durante a campanha as escolas municipais receberam visitados Agentes de Combate às Endemias do Programa de Controle à Dengue e de forma paralela, alunos do terceiroano de todas as escolas municipais participaram de um concurso de desenhos o qual teve o resultado divulgado nesta quarta-feira, dia 21de novembro. A equipe formada pelos alunos Wellington, Carolina, Alisson eMarcela, da Escola Walter Vicente Gomes foi a vencedora do concurso. (Confiraos cartazes da equipe aqui: Trabalho Vencedor - DENGUE).

"Foi extremamente gratificante perceber que muitas crianças já tinham alguma noção sobre prevenção já que o nosso trabalho é justamente este: lembrar sempre às pessoas que esta lutanão é solitária. Ela depende de todos, e cada um precisa fazer a sua parte seja em casa, na escola, no trabalho, enfim, emtoda a comunidade", afirma o supervisor de campo Rolney Alves de Brito.

A Coordenadora de Vigilância em Saúde de Tijucas ainda lembra: "devemos pensar que, quando jogamos um recipiente plástico, no lixo, e não nas ruas, estamos não apenas evitando umcriadouro do mosquito, mas estamos também protegendo o planeta da poluição. Asvisitas nas escolas é o começo de tudo, ali plantamos uma sementinha deconscientização nos alunos que já crescem com a idéia de praticar proteção eprevenção no ambiente em que vivem", conclui a coordenadora Andréa Agripo.

ORIENTAÇÕES TAMBÉM À COMUNIDADE

Além do trabalho nas escolas, as equipes de Combate à Dengue tambémestiveram em pontos da cidade onde há grande circulação de pessoas pararepassar informações sobre a doença e explicar como evitar o aparecimento domosquito Aedes Aegypti (transmissor da doença).

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)