Secretaria de Agricultura diminui índice de animais soltos nas ruas

23/12/2010

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Tijucas chega ao final do ano de 2010 comemorando os resultados do programa de Recolhimento de Animais na cidade.

O problema que vinha preocupando e perturbando a comunidade de Tijucas há várias décadas, começou a ser resolvido em março de 2009 quando a Administração Municipal implantou medidas de apreensão dos animais soltos em vias públicas e passou a multar os proprietários destes animais.

Por recomendação do Prefeito Elmis Mannrich, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca tomou a frente do processo e a partir de então o número de animais soltos na cidade diminuiu significativamente.

De acordo com o Secretário Nelso Vicentini, "antes havia muito descaso e na maioria das vezes tínhamos que apreender animais que haviam sido soltos pelos próprios donos. Hoje os pedidos de recolhimento de animais são bem mais raros e quando acontecem, são referentes a animais que fugiram de seus locais de origem. Isso significa que com nosso trabalho houve uma maior conscientização de toda a comunidade, em especial dos proprietários de animais sobre a forma adequada de mantê-los presos, evitando transtornos e até mesmo acidentes" - disse ele.

Ainda segundo o Secretário, ao ter o animal apreendido o dono é notificado, tendo que pagar multa e assinar um termo de compromisso que o deixa ciente de suas responsabilidades. Além disso, o animal é registrado pela Secretaria de Agricultura em uma ficha com foto. No caso de reincidência a multa é maior do que nos casos primários.

O pedido de recolhimento de animais soltos em vias públicas pode ser feito por telefone, em forma de denúncia, à Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca. Para isso, é preciso ligar durante o horário de expediente (das 8h às 12h e das 14h às 17h) para o telefone (48) 3263-1133 e informar em que ponto da cidade (perímetro urbano) se encontra o animal a ser apreendido.

"É um trabalho difícil, porém, estamos felizes por ver que com estas apreensões temos diminuído e muito o número de animais soltos na cidade ao mesmo tempo em que estamos contribuindo para uma maior conscientização de nossa comunidade a respeito deste cuidado que se deve ter com os animais e com o local onde ficam." - reforçou o Secretário.

As medidas para Recolhimento de Animais e multa de seus proprietários são baseadas no Decreto 036/99, que regulamenta o Código Tributário Municipal (Lei n.º 1541/99).

Dúvidas e denúncias, no telefone (48) 3263-1133.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Secretaria de Agricultura)