Secretaria de Agricultura presta apoio a rizicultores de Tijucas

28/02/2011

A queda no valor de venda do arroz, de forma geral, tem causado preocupação aos rizicultores, e consequentemente, à Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas.

Diante disso, inúmeras ações estão sendo tomadas para prestar apoio e amenizar os prejuízos ocasionados aos produtores.

De acordo com a Engenheira Agrônoma do Município, Flávia Luiza Meira Cordeiro, a queda no valor do produto se deve a uma série de fatores, entre eles, alta produção do arroz, descredenciamento de engenhos por parte da CONAB, além do alto custo com equipamentos para manutenção da cultura e ainda, aumento no número de importações de arroz da Argentina e do Uruguai.

"Com o descredenciamento de grande parte dos silos de Santa Catarina pela CONAB, o rizicultor não está tendo a possibilidade de vender parte de sua produção ao Governo Federal, como sempre foi feito em épocas de baixa no valor do arroz. Além disso, a manutenção das plantações envolve custos elevados, em especial por conta de equipamentos de alta tecnologia exigidos para tal.

Tudo isso, aliado aos demais fatores já identificados, fazem com que o preço mínimo de venda fique muito abaixo do que consideramos razoável para o rizicultor" - explica.

Tijucas, como um dos maiores produtores de arroz da região, merece atenção especial, como explica o Secretário de Agricultura Nelso Vicentini.

"Estamos prestando todo o apoio possível para que a situação seja contornada e uma de nossas primeiras ações foi tentar juntar à CONAB o credenciamento de silos em nosso município para que seja retomada a compra do estoque pelo Governo. Já tivemos três silos vistoriados pela CONAB e um deles foi credenciado" - afirma o Secretário.

Com o credenciamento destes três silos seria possível armazenar 60 mil sacas de arroz, o que já pode ser considerado um importante auxílio aos produtores locais.

O lançamento da safra de arroz em Tijucas foi feito no dia 18 de fevereiro em um encontro promovido por empresários do setor e que reuniu autoridades, rizicultores, engenheiros agrônomos e demais lideranças de toda a região.

Na ocasião o Prefeito de Tijucas Elmis Mannrich se fez presente e se manifestou reforçando o apoio que vem sendo dado aos produtores pela Administração Municipal.

No último sábado (26) uma mobilização no Rio Grande do Sul reuniu rizicultores de todo o sul do país, em especial de Santa Catarina e do estado gaúcho, tendo por objetivo reivindicar melhorias para o setor. Através de uma parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Administração Municipal de Tijucas, houve transporte para aproximadamente 40 produtores de nosso Município, que representaram a classe no evento.

De acordo com os participantes, os produtores foram recepcionados por lideranças políticas da região sul que prometeram buscar a reavaliação do cadastramento de silos e melhorias no preço mínimo do arroz.

O Secretário Nelso Vicentini ainda afirma que além destas medidas, a Secretaria de Agricultura de Tijucas também está buscando junto à CONAB a venda direta do produtor para a companhia, diferentemente do que acontece agora, que é a venda direta do rizicultor aos engenhos. "Com isso o valor da saca tende a aumentar e a situação aos poucos se normalizará" - acrescenta.

Vicentini também informa que uma reunião com a CONAB já está agendada para a primeira quinzena de março. Os representantes da companhia estarão em Tijucas para negociar a compra do arroz produzido em Tijucas. Os interessados em participar da reunião devem manter contato pessoal com a Secretaria de Agricultura ou por telefone, através do número (48) 3263-1133.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)