Secretaria de Educação promove reuniões de pais

24/03/2010

A Secretaria Municipal de Educação de Tijucas dá início a mais um ano letivo com as tradicionais reuniões de pais. Visitando todas as escolas da rede municipal de ensino de Tijucas, a Secretária de Educação Márcia Machado Maurício e sua equipe comemoram os resultados dos encontros, onde sempre surgem elogios, sugestões e outros comentários construtivos ao processo educacional.

O primeiro encontro foi realizado no dia 09 de março e desde então uma programação intensa tem contemplado todas as unidades escolares de Tijucas. O principal objetivo das reuniões é informar aos pais sobre a organização da escola em termos de horários, uniforme, material escolar e aulas extra-curriculares. Na oportunidade também é apresentado o calendário escolar, definindo metas para o ano letivo e esclarecendo dúvidas.

Em sua fala, a Secretária Municipal de Educação, Márcia Machado Maurício, apresenta aos pais os projetos da Secretaria Municipal de Educação e conversa com os mesmos sobre como podem e devem participar da vida escolar de seus filhos. Da mesma forma, a Secretária presta esclarecimentos sobre transporte escolar, merenda e vários outros assuntos pertinentes às atividades escolares.

"As reuniões estão sendo realizadas com muito sucesso e estamos felizes com a presença dos pais que atenderam o nosso chamado! Temos recebido muitos elogios por parte dos pais no que diz respeito à merenda escolar oferecida nas escolas, bem como das reformas que foram realizadas, o excelente trabalho dos professores, a divulgação das atividades da Secretaria de Educação, escolas e creches pelo site da prefeitura, e vários outros pontos que os pais e responsáveis têm feito questão de comentar" - afirma a Secretária.

Ela ainda afirma que as reuniões são momentos em que os pais podem se sentir mais presentes na escola e parceiros nesta missão. "E é justamente isto que queremos, a participação efetiva dos pais no ambiente escolar. Hoje temos muitos pais amigos da escola, que participam, se envolvem, ajudam, e isto nos deixa muito satisfeitos, porque essa relação de integração é fundamental para o sucesso escolar" - complementa Márcia.

Além do Projeto Pedagógico que será desenvolvido nas escolas sobre o Sesquicentenário do município, a secretária também apresentou o Projeto "Família e Escola: uma relação necessária", que terá seu início no dia 08 de abril. Com esta iniciativa, todos os meses os pais são convidados a participar de palestras com Profissionais de áreas afins abordando temas específicos como: sexualidade, limites, drogas, auto-estima,comportamento infanto-juvenil, entre outros. Estes encontros possibilitarão espaço para que os pais possam esclarecer dúvidas sobre o comportamento de seu filho e também partilhar experiências.

"Estamos muito otimistas com este projeto e acredito que os pais participarão destes encontros, pois têm se mostrado entusiasmados e agradecidos" - diz a Secretária.

A rede municipal de ensino de Tijucas cresce a cada ano. Atualmente são mais e 3,7 mil alunos na rede municipal, desde Creches até a 9ª série.

Com o lema "Sozinhos podemos pouco, juntos podemos muito, mas unidos podemos tudo!" a Secretária de Educação finaliza desejando a todos os pais, alunos e professores um excelente ano letivo de 2010!

(Texto: Karina Peixoto | Foto: Secretaria da Educação)