Secretaria de Indústria participa de conscientização sobre o Câncer de Mama

05/10/2010

Pelo segundo ano consecutivo a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Tijucas promove o Outubro Rosa, acompanhando movimento nacional e internacional, que durante o mês de outubro, simboliza ações da luta contra o câncer de mama, estimulando o envolvimento de empresas, população e segmentos sociais.

O Outubro Rosa procura conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce, sensibilizando em torno da doença que afeta homens e mulheres. Sabe-se que "os maiores fatores de risco para o câncer de mama são a idade e o histórico familiar; ingestão de álcool, menarca precoce, menopausa tardia, ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos. A nuliparidade (não ter filhos) também é exemplo de fator de risco para o desenvolvimento do câncer".

De outro lado, "os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária.

Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila".

Durante o mês de outubro o prédio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Tijucas estará com bandeiras na cor rosa hasteadas na fachada externa.

Também distribuirá material informativo especialmente preparado por Geovani Feller e a Equipe do SINE aos que comparecerem em suas dependências. Para Iane Faial Serpa "a campanha é importante para conscientizar. Se conseguirmos que uma mulher faça o exame, terá valido o esforço. É grande o desconhecimento e o outubro rosa ajuda a esclarecer. Previna-se do câncer de mama procurando informações" - disse.

(Texto: Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo | Foto: Fabiana da Silva)