Secretaria de Saúde adere à Campanha Outubro Rosa

04/10/2013

Em alusão à 2ªCampanha Oficial "Outubro Rosa", que teve início no dia 1º em todo o país, aSecretaria Municipal de Saúde de Tijucas promoverá uma série de atividades deorientação e atendimento à comunidade durante todo este mês.

As ações terão início já neste sábado, dia 5, em apoio ao evento organizado pela Rede Feminina de Combateao Câncer de Tijucas. Na ocasião, profissionais de saúde do Município se farãopresentes ministrando palestras de conscientização e entregando materialinformativo sobre a prevenção da doença.

Durante os próximos dias a equipe da Saúde também fará umacapacitação especial para enfermeiras da ESF (Estratégia de Saúde da Família)sobre Câncer de Mama e auto-exame das mamas.

A equipe de saúde também estará fazendo Coleta de Papanicolau(exame preventivo) no Presídio Regional de Tijucas, bem como, atendimentovoltado para a saúde da mulher às quartas-feiras.Já às sextas-feiras serão repassadasorientações e informações sobresaúde da mulher junto às pacientes participantes do programa de DST/AIDS noPAM.

No terceiro sábado domês de outubro, quando é celebrado o Dia Mundial de Combate a Sífilis eSífilis Congênita, as agentes comunitárias de saúde, em parceria com as equipesda ESF, estarão com camisetas alusivas à campanha para fazer a distribuição defolders para a população.

Já no dia 17/10,haverá a Tarde Rosa na UBS NiltonOlinger, no centro da cidade, com início às 14h. Na ocasião será ministradapalestra sobre o Câncer de Mama. No dia 19/10,a campanha segue na UBS José ManoelReis, onde serão oferecidas avaliações odontológicas, aplicações deflúor nas crianças e orientações de saúde bucal.

Emdiversos pontos da cidade também será distribuída cartilha produzida pelas psicólogas domunicípio sobre violência contra a mulher.

Nodia 19/10, a Coleta de Papanicolau (exame preventivo) será realizada emdiversas unidades de saúde domunicípio. Confira as Unidades disponíveis e os horários de realização do exame:

-UBSRodolfo Francisco da Veiga (Timbé) - manhã

-UBSJosé de Souza e Silva Filho (Porto Itinga) - tarde

-UBSMaria Mafei Orsi (Nova descoberta) - manhã e tarde

-UBSReinoldo João Rosa (Joaia) - manhã e tarde

-UBSNilton Olinger (Campo Novo)- manhã e tarde

-UBSAbílio Pereira (Santa Luzia) - tarde

-UBSDavi Vieira (Sul do Rio) - manhã

-UBSJosé Manoel Reis (Areias) - manhã e tarde

-Centrode Saúde Dona Calina (Praça) - manhã e tarde

-Centrode Saúde Orlando Barreto (Centro) - manhã e tarde

As mulheres interessadas em realizar o exame, devem procurara unidade de saúde mais próxima para agendamento e orientações sobre o exame.

Mais informações sobre a Campanha Outubro Rosa, pelo telefone(48) 3263-8811.

(Texto: Karina Peixoto | Foto: Logo da Campanha)