Secretário de Indústria visita SENAI de Brusque

22/03/2010

O Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Tijucas Celso Leal esteve em Brusque nesta quinta-feira (18) para uma visita ao SENAI daquele município. Ele foi acompanhado do Diretor do SENAI de Tijucas, Geraldo Pedro da Costa Filho e da Diretora de Integração e Comunicação Social da Prefeitura de Tijucas, Karina Peixoto.

Lá eles foram recepcionados pelo Presidente do Conselho Superior da Faculdade de Tecnologia do SENAI de Brusque, José Wanderley Cardoso e pelas coordenadoras Ana Cláudia e Maria Elisa.

Na ocasião, Cardoso apresentou aos visitantes a estrutura do SENAI que está em Brusque desde 1957 e atualmente conta com cursos técnicos, de aprendizagem industrial, superiores em tecnologia, de pós-graduação MBA, qualificação profissional e ensino médio articulado com educação profissional. Os cursos são voltados principalmente para a área têxtil e moda, além de mecânica, eletromecânica e informática.

Durante o encontro o Diretor apresentou as potencialidades da unidade local e destacou o importante serviço que o Senai de Brusque tem prestado às empresas do setor têxtil de todo o Brasil e até mesmo do exterior no controle de qualidade de produtos, de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo INMETRO.

Para isso a unidade conta com laboratórios químicos e físicos que testam a resistência e a qualidade dos materiais enviados para análise por empresas e órgãos para simples conferência ou para comprovação de falhas por parte do fornecedor de determinado produto. Outro fator importante apresentado aos tijuquenses foi a estrutura montada no local para ensino teórico e prático na manutenção e conserto de máquinas de costura - algo importante e que necessita de mão-de-obra especializada.

Visitando as demais dependências da escola, o Secretário de Indústria de Tijucas também teve oportunidade de conhecer as salas de aula e laboratórios dos cursos de Mecânica, Eletromecânica e Informática, onde os alunos trabalhavam a todo vapor na montagem de projetos e estruturas para aulas práticas.

Ao final da visita ficou acordado que as unidades do Senai de Tijucas e Brusque devem agendar novo encontro com a Administração Municipal e pessoas ligadas à indústria para estreitar relações e futuramente, proporcionar oportunidades de qualificação profissional em Tijucas, com destaque para cursos no segmento têxtil e manutenção de máquinas de costura que têm se apresentado como necessidades crescentes em nosso município.

(Texto e fotos: Karina Peixoto)