Selo de Inspeção Municipal: Tijucas é referência

21/09/2011

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas recebeu nesta quarta-feira (21) a visita do Diretor do Departamento de Vigilância Sanitária de Balneário Camboriú, Sandro Alexandre Franco.

Ele veio a Tijucas por indicação da CIDASC, a fim de conhecer o funcionamento do S.I.M (Selo de Inspeção Municipal), documento concedido pela Administração Municipal a estabelecimentos que produzem, manipulam e distribuem produtos de origem animal e seus derivados.

Em sua visita a Tijucas o Diretor foi recepcionado pelo Secretário Municipal de Agricultura, Nelso Vicentini e pelo Médico Veterinário Éder Manzon Marconato. Durante o encontro o Diretor tomou conhecimento dos procedimentos adotados em Tijucas para concessão do selo e explicou que em seu município o processo ainda está em fase de planejamento.

Ele afirma que como Balneário Camboriú não tem área rural, o município não conta com Departamento ou Secretaria de Agricultura. Por isso, a implantação do Selo de Inspeção Municipal será feita através da Vigilância Sanitária da cidade.

"Quando buscamos conhecer o procedimento fomos informados pela Cidasc que Tijucas é um dos poucos municípios que conta com este serviço e que está funcionando de maneira altamente positiva. Por conta disso solicitamos esta visita a fim de conhecer os passos necessários para implantação do serviço" - disse o Diretor.

O Secretário Municipal de Agricultura de Tijucas, Nelso Vicentini, colocou a Secretaria à disposição para eventuais esclarecimentos durante a implantação do sistema em Balneário Camboriú. Da mesma forma o Médico Veterinário de Tijucas, Éder Manzon Marconato também ficou ao dispor do Diretor para as dúvidas que surgirem ao longo do processo.

SOBRE O SELO

O Serviço de Inspeção Municipal em Tijucas é resultado de uma lei municipal de número 2131 sancionada pelo Prefeito Elmis Mannrich em 2008.

Estando em conformidade com as exigências e normas sanitárias, as empresas do setor devidamente fiscalizadas recebem um selo, chamado S.I.M (Selo de Inspeção Municipal).

O selo de Inspeção, seja ele Municipal, Estadual ou Federal é obrigatório em todos os estabelecimentos que industrializam ou abatem animais, assim como aqueles que recebem, manipulam, elaboram, transformam, preparam, armazenam, depositam, embalam e rotulam produtos com finalidade industrial ou comercial, a partir de matéria-prima animal, como: carne, pescado, leite, ovos, mel e seus derivados.

De acordo com o Médico Veterinário Éder Manzon Marconato, responsável pela inspeção, para aderir ao S.I.M a empresa precisa ter basicamente: CNPJ, planta baixa do prédio, infra-estrutura adequada e depois, passar por uma auditoria para orientação e adequação.

Mais informações na Secretaria de Agricultura pelo telefone (48) 3263-1133.

(Texto e fotos: Karina Peixoto)