Semana da Paz começa dia 14 em Tijucas

07/10/2013

Será aberta na próximasegunda-feira, dia 14 de outubro, aSemana da Paz de Tijucas 2013. A aberturaserá realizada às 8h30 na Concha AcústicaNagip Elias Abadala, no centro da cidade, de onde partirá uma Caminhada pela Paz.

A atividade será monitorada porprofessores de Educação Física e terá como trajeto a Avenida Hercílio Luz (aolado do Ginásio de Esportes João Bayer Filho), seguindo pela Avenida BayerFilho (passando em frente ao Posto de Saúde 24 horas), entrando na RuaGaudêncio Campos (ao lado do Kaya na Kana) e retornando pela Rua CoronelBuchelle (em frente à Prefeitura) em direção à Concha Acústica. Na chegadatodos serão servidos de água e frutas para reposição das energias.

Os participantes deverão utilizarroupas brancas e durante todo opercurso será acompanhados por músicas e manifestações de paz, tendo porobjetivo chamar a atenção das pessoas para a importância de semear a paz nacomunidade.

Na sequência, ainda na ConchaAcústica, serão realizadas as DançasCirculares, conduzidas pela Professora da Unipaz (SC) Terezinha Derner, queé Coordenadora do Grupo de Danças Circulares.

À noite, ainda no dia 14, às 19h, no Tijucas Clube, será ministradauma palestra sobre a Paz com aPsicóloga da UNIPAZ Elaine Marta Pavezi Raymundo, tendo como tema "A Paz é ocaminho".  Na ocasião estarão presentesos professores da rede municipal de ensino de Tijucas, os quais também estarão comemorandoo Dia do Professor, celebrado no dia 15 de outubro.

A semana segue nos dias 16 e 17 de outubro com atividades nas escolas, incluindomomentos de reflexão, merenda da paz (com cardápio especial para a semana), alémde discussões sobre a paz através de palestras específicas sobre o tema.

Ao mesmo tempo, na Secretaria Municipal de Educação vãoacontecer palestras sobre a Paz,sendo uma no dia 16 às 14h com Luiz Muller sobre "A Paz e as emoções" e outra,dia 17, às 14h com Rosemary Pacheco sobre o tema "Onde começa a paz".

A semana encerra no dia 18 com um Culto Ecumênico seguido de Café da Paz, quando também será feita aentrega do Certificado "Cidadão da Paz2013". Para eleição do cidadão, diversos nomes foram indicados desde junhodeste ano nas escolas de Tijucas através do Livro da Paz que visitou as escolasdurante todo este período, acompanhado da Colcha de Retalhos. Além do Cidadãoeleito, todos os indicados serão homenageados no Café da Paz. O evento estámarcado para às 8h30 no Tijucas Clube.

Mais informações sobre a Semanada Paz na Secretaria Municipal de Educação de Tijucas pelo telefone (48)3263-8109.

*Na foto, momento em que alunos e professores do CEI Professor Marco Aurélio de Oliveira recebiam a visita da Colcha de Retalhos pela Paz.

(Texto: Karina Peixoto | Foto: CEI Professor Marco Aurélio de Oliveira)